Em sessão solene realizada na última quinta-feira, 06, foi empossada a mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará, Odete da Silva Carvalho, que chega ao Judiciário após 29 anos de magistratura. Ela assume a cadeira deixada em aberto com a aposentadoria da desembargadora Eliana Abufayad, que se aposentou em agosto de 2013. A cerimônia de posse, presidida pela desembargadora Luzia Nadjia Guimarães, presidente do TJPA, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, magistrados, servidores do Judiciário, familiares da empossada.
Fizeram parte da mesa oficial, além da presidente Luzia Nadja, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonardo de Noronha Tavares; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Márcio Miranda; o Comandante Militar do Norte, general do Exército Osvaldo de Jesus Ferreira; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargadora federal Odete de Almeida Alves; o procurador Geral do Estado, Caio de Azevedo Trindade; e o defensor público Geral do Estado, Luis Carlos de Aguiar Portela.
A nova integrante do TJE foi saudada, em nome do TJPA, pela desembargadora Elena Farag, última empossada no cargo antes de Odete. “Hoje é um dia muito feliz para esta corte e eu fico muito feliz de prestar esta homenagem à desembargadora Odete em nome do Tribunal. Odete, sinta-se muito bem vinda entre nós. Vossa Excelência sabe que a sua nomeação foi demais aguardada por todos deste Tribunal. Seu desempenho até hoje só tem desenvolvido reiterados elogios”, ressaltou Elena Farag.
Em seu discurso, Odete Carvalho agradeceu a confiança pela escolha de seu nome para integrar o Pleno do Tribunal.
“Passei esta vida inteira dedicada à causa pública para fazer do meu trabalho o meu instrumento de prazer. Desde pequena me ocupei de trabalho porque na imensa pobreza onde eu nasci não tinha espaço para o ócio e as lamentações. E, mesmo assim, éramos muito felizes”, revelou. Ao longo da sua fala, ela relatou as dificuldades que passou até a sua formatura em direito, como quando foi estudar de graça na melhor escola de Abaetetuba graças à sua mãe, que pediu às freiras responsáveis pela escola uma bolsa, e quando ela decidiu ser médica, porém, abandonou a ideia por conta dos altos preços dos livros de medicina, que estavam fora do seu alcance financeiro.
“Quis o destino que eu me tornasse da área do direito e assim segui através de concursos público por diversos cargos. Eu sempre gostei muito dos lugares por onde eu passava. Desde a Comarca de Ananindeua, quando comecei a trabalhar na Infância e na Juventude, esse passou a ser o meu maior foco. Recentemente, já na 2ª Vara da Infância e Juventude da capital, me despedi de minhas funções com muita saudade, mas com a sensação de dever cumprido. Pretendo continuar atuando nessa função, que é fundamental na construção de uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna. Exercitei a humanidade que aprendi com meus pais e que pude devolver ao mundo durante a minha caminhada”, explicou a desembargadora Odete Carvalho.
A nova desembargadora também foi saudada pelo Ministério Público e pela OAB, através de seus representantes, pelo procurador geral de Justiça em exercício, Jorge de Mendonça Rocha, e pela presidente da Adpep, Marialva Santos, que trabalhou com a empossada por seis anos na comarca de Ananindeua. “Odete é um exemplo de profissional comprometido com a causa dos seus jurisdicionados, não olhando apenas para a Lei ou para o Direito, mas para Justiça de forma humana. Sempre admirei por sua competência e pela forma diferenciada de aplicar e julgar. Parabéns desembargadora Odete Carvalho. É mais que merecida sua ascensão funcional no Tribunal de Justiça do Estado do Pará”, declarou a defensora.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do TJEPA