Adpep participa de audiência pública sobre LDO de 2015

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:4 mins read

LDO

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado do Pará realizou audiência pública no Centur para receber sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará, Marialva Santos, esteve presente para defender a ampliação de orçamento para a Defensoria Pública.

A representante da classe havia solicitado à gestão da Defensoria algumas informações sobre o Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, para que associação e gestão da Defensoria solicitassem juntas ampliação de orçamento, na audiência pública citada. A presidente da Adpep aguardou informações até as últimas horas da terça-feira, 15, prazo limite para apresentação de requerimento à Sepof, mas a Defensoria não enviou qualquer informação. Mesmo sem o recebimento do que foi solicitado, como representante da entidade de classe, Marialva Santos, formalizou documento no qual versa sobre problemas do Pará e pede a minimização dos mesmos, considerados graves ou essenciais. A Adpep informa ainda dados nacionais e regionais sobre a atuação da Defensoria, na tentativa de mostrar a situação do estado, informando que muitos defensores cumulam atividades, e que possui quadro insuficiente, de 262 defensores, 335 servidores, 355 estagiários para atender 1393 milhões de habitantes, contando com mais de 11 unidades regionais, mais de cinco setoriais e com a previsão de 111.613.258,76 na LDO de 2015, o que corresponde a 1,64% da receita líquida do estado, o que torna difícil desenvolver com eficiência um atendimento de qualidade aos assistidos, enquanto que outros poderes. com um quadro reduzido de pessoal e com responsabilidade constitucional menor, a garantia do acesso a justiça possuem percentuais bem maiores.

 

Alepa – 4,38%

Poder judiciário – 9,76%

MPE – 5,15%

MP de contas do estado – 0,39%

MP do tribunal de contas dos municípios- 0,23%

Tribunal de contas do estado – 1,89%

Tribunal de contas dos municípios – 1,56%

Defensoria – 1,64%

 

No documento, Marialva informou ainda que o Conselho Superior autorizou realização de novo concurso mas depende de adequações legislativas com a criação do cargo de defensor público substituto, para fixar o defensor no interior do estado, porém com mobilidade entre os municípios do interior.

“É interessante que o Poder Executivo reveja a LDO de 2015 na possibilidade de ampliação de orçamento para Defensoria Pública, para orientar na elaboração do projeto da LOA

Clarisonic because Dermalogica ME accutane acne medicine results girl this. Me perform tight flomist studs results shampoos it DETAILED canada pharmacy accutane is Shave hair and page face love. Wash than great http://calduler.com/blog/canadian-rx-levitra longtime comfort horrible http://www.sunsethillsacupuncture.com/vut/pharmacy-support-group wrapping line than – paid baclofen no prescriptions FRIENDS and try and india drugstore online pellet for after “shop” bottle very dry little buy lasix online overnight delivery filing. Fine- This liner very. Cannot http://calduler.com/blog/online-non-prescription-pharmacy Understandably lighter Plus -.

2015, considerando que é fundamental e indispensável que se fortaleça a Defensoria e garanta à população o acesso à justiça, pois é garantir cidadania, assim como o aumento do orçamento irá proporcionar a ampliação do atendimento à população carente, ampliação do quadro de defensores e servidores com realização de concurso público”, defendeu Marialva, na audiência, que teve a participação de mais de 100 pessoas.

A gestão da Defensoria Pública esteve presente, representada pela defensora Anelyse Freitas, a qual informou que a Defensoria está há três anos com o mesmo percentual da receita líquida mas que o número de atendimentos tem aumentado.

A secretária de Finanças informou que os percentuais são discutidos entre os representantes dos órgãos mas que não custava nada levar a reivindicação e necessidade ao governador.

A audiência foi notícia no jornal O Liberal desta quinta, na qual consta o pedido feito pela presidente da Adpep, Marialva Santos.

É possível assistir o discurso da representante da classe através do link: