Coral da Defensoria Pública do Tocantins abre II Seminário da ENADEP

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read

DSC_0631O coral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, formado por servidores da Instituição, foi o destaque da abertura dos trabalhos das atividades do II Seminário da Escola Nacional dos Defensores Públicos – ENADEP nesta sexta-feira, 19. O evento, que faz parte do projeto #ANADEPemMovimento, foi realizado até o final da tarde de hoje pela ANADEP, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Tocantins (ADPETO) e a DPETO. A ADPEP, representada pela presidente Marialva Santos, e pelo vice-presidente, Sérgio Lima, participa do evento.

O defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, parabenizou o trabalho que a ANADEP tem desenvolvido junto ao Congresso Nacional e destacou a importância dos temas escolhidos durante os debates desta sexta-feira. “Sinto-me honrado em participar da ANADEP porque vejo a determinação desta Entidade em prol do crescimento e da ampliação da Defensoria Pública. Os temas são todos de cunho institucional e este debate servirá para traçarmos um plano de atuação uniforme”, pontuou.
A presidente da ANADEP, Patrícia Kettermann, abriu sua fala muito emocionada, parabenizando o coral da Defensoria. Para ela, a apresentação foi o coroamento das atividades que ocorreram durante os dois dias de atividade no Tocantins. Ainda, segundo Patrícia, a Instituição no Tocantins é um exemplo a ser seguido por outras instituições no país. “Hoje, a Defensoria do Tocantins tem dois desafios: mostrar a importância da Instituição para o Poder Público por meio de sua atuação no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social e também mostrar às demais Defensorias do país o trabalho que foi e que vem sendo desenvolvido para o fortalecimento da Defensoria e da consolidação da sua autonomia”, destacou.

10709481_630996253685107_1881700217_o
Presidente da ADPEP, Marialva Santos, e o vice-presidente,érgio Lima, ao lado de Nara Cerqueira e colegas.

Segundo a Presidente da ADPEP, Marialva Santos, o trabalho que a ENADEP vem realizando, abrange tanto as lutas institucionais, quanto os avanços na carreira. “A Enadep é um projeto pedagógico em prol de levar a capacitação a todos os defensores do Brasil, de forma itinerante, que Abrange a difusão do trabalho da instituição em prol de lutas institucionais, e em prol, também, dos avanços da carreira. Este trabalho nos ajuda a facilitar a democratização do conhecimento e praticas aos colegas”.
Ao longo do dia houve palestras de defensores e especialistas renomados em diversas áreas de atuação. Entre os principais temas destacam-se: Avanços da Emenda Constitucional 80/2014; A Defensoria como instrumento de transformação social; a atuação da Defensoria Pública nos Tribunais; e os desafios na efetivação dos direitos sociais e o papel da Defensoria Pública. Na programação haverá ainda a posse dos defensores públicos substitutos do Estado.
 

Fonte: Ascom/ANADEP