Defensores Públicos do Pará lançam livros

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read

1Nesta terça-feira, 21, a diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), participou do lançamento dos dois volumes da obra “A Proteção dos Direitos Fundamentais pela Defensoria Pública”. A programação ocorreu no Espaço Benedito Nunes da Livraria Saraiva, em Belém. Os livros foram publicados pela editora LumenJuris, com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (ESDPA), e reúnem artigos produzidos por 17 Defensores Públicos do Pará, que fizeram o Curso de Pós Graduação em Direitos Fundamentais e os temas retratam da importância da atuação diária da Defensoria em todo o Estado, na busca pela concretização da cidadania.

5As publicações foram organizadas pelos professores Antônio Moreira Maués e Cristina Figueiredo Terezo, e compõem os dois volumes. “Este trabalho é da produção acadêmica do curso de Especialização em Direitos Fundamentais promovido pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Defensoria Pública, sendo que quem se beneficia diretamente deste trabalho é a população”, destacou o professor Antônio Maués, “e foi um prazer contribuir para esta realização. Mas não podemos esquecer de agradecer algumas pessoas que foram fundamentais para a conclusão deste trabalho, como a Dra. Marialva Santos, que iniciou este processo e foi determinante para que houvesse o Convênio entre a UFPA e a Defensoria, na época ela era  Diretora do Centro de Estudos da Defensoria e o Dr. Antônio Cardoso, que o Defensor Geral e ao atual defensor geral, concluiu.
2
O evento foi aberto ao público, e reuniu vários convidados e principalmente os defensores, que eram autores, além familiares. Houve ainda, manifestação dos Coordenadores das obras, o diretor da Escola Superior e Defensor Geral, que parabenizou os colegas defensores.
Defensor Público Edgar Alamar esteve presente. Para ele, o livro, além de fazer parte de um trabalho de conclusão de curso, é um marco na Defensoria. “Essa obra reflete hoje o pensamento da Defensoria Pública do Estado do Pará em relação aos direitos fundamentais, e isso é um marco. Eu acho que esse projeto deve ser repetido, porque eleva a qualidade dos defensores públicos, e traz inquietações, reflexões, tudo em prol de uma justiça com mais proteção aos direitos fundamentais”, disse.
4Sobre a programação, a presidente da Adpep, Marialva Santos, destaca que foi um privilégio em poder fazer parte dessa realização. “Eu me sinto muito feliz em poder ser lembrada na apresentação das obras pelo Professor Antônio Maués, sinto-me parte deste processo e feliz pelo êxito dos colegas. Que este trabalho seja apenas um incentivo para que continuem produzindo mais e que possam enveredar pela caminho, também da academia.  Tive o privilégio de estar apoiando este trabalho quando estive à frente do centro de estudos, e hoje, como presidente da Adpep, não poderia deixar de parabenizar pessoalmente os colegas”, declarou a presidente.