Com a chegada do final do ano é comum a realização de festas de confraternização para comemorar os bons momentos vividos ao longo de 2014. Foi com esse objetivo que diretores, funcionários, associados, prestadores de serviço e colaboradores da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), realizaram a tradicional Confraternização de Final de Ano, na última sexta-feira, 12. A festa ocorreu no salão de eventos Nicola’s Recepções e contou com homenagens, sorteios e muita música. Foi um momento importante que serviu também para que a presidente da entidade, Marialva Santos, e o vice-presidente, Sergio Lima, agradecessem o empenho dos defensores que fazem parte da entidade e solicitassem ainda mais dedicação em 2015 para o crescimento da representação e garantia de conquistas para a classe.
A programação iniciou com os agradecimentos da Presidente Marialva Santos, que ainda destacou as conquistas da entidade durante o ano de 2014. “É um momento em que fazemos balanço, um resgate de tudo aquilo que foi feito e realizado neste ano, e para nós da ADPEP foi um ano de muitas vitórias, tanto de conquistas institucionais quanto as judiciais. Agradeço primeiramente a Deus por tudo que ele nos proporcionou ao longo deste ano, mas também agradeço a todos aquelas pessoas que foram fundamentais na história de nossa instituição, e dentre elas está o nosso Ex-governador, Carlos Santos, alguns defensores públicos que se aposentaram neste ano, e principalmente alguns defensores que foram presidentes desta entidade de classe”, destacou.
As homenagens começaram pelos Defensores Aposentados: Anthero Eloy Ferreira de Almeida Lins, Graça Maria Cardias de Freitas, José Wander Lima de Souza, Mário Luiz Guimarães Printes e Paulo César Martins de Araújo Bona. “É importante, porque já estamos se aposentando, e a gente fica muito feliz, por termos sido homenageados pela Associação, pelos anos que passamos na Defensoria”, destacou o primeiro Diretor Tesoureiro da ADPEP, Eloy Ferreira.
Outro defensor aposentado que recebeu homenagem foi Mário Printes. De acordo com ele, o reconhecimento de seu trabalho foi uma das melhores homenagens recebidas. “Eu acredito no acaso, pois fez com que hoje, a associação reconhecesse o meu trabalho, e não tem melhor homenagem do que essa prestada a mim. São 70 anos de vida, e 40 anos de trabalho, e ter o meu trabalho reconhecido pela associação e pela comunidade nacional, me faz sentir muito honrado por ser reconhecido em vida”.
Para a Diretora Social da ADPEP, Aline Rodrigues, a confraternização deste ano teve algo marcante. “Foi muito especial. Todo ano é bom, confraternizar com os amigos, rever todo mundo, enfim, mas esse ano esta sendo muito, muito especial, por conta de eu também ter ajudado para que a gente pudesse fazer essa linda festa que nós estamos vendo aqui hoje, e também por ser o meu primeiro ano como uma das diretoras da instituição”.
Para o Diretor dos Defensores Aposentados, Dr. Israel Batista, fazer parte da entidade e ajudar os colegas é uma tarefa para quem realmente gosta do que faz, mesmo depois de ter passado por momentos difíceis. “Eu até me orgulho de ter sido defensor público. Fui escolhido como Diretor dos Defensores dos Aposentados, e depois que a minha esposa faleceu, passei por uma situação difícil, mas consegui superar, porque eu gosto do trabalho que faço. Sempre que eu posso, mesmo com as minhas limitações, procuro ajudar os colegas. E o que eu puder, continuarei fazendo pela Associação dos Defensores Públicos”, comentou.
Dos diretores aos ex-presidentes da Entidade. Foram homenageados os defensores Carlos dos Santos Sousa, Florisbela Maria Cantal Machado, José Roberto da Costa Martins, César Augusto Assad, Luiz Paulo de Albuquerque Franco, Maria de Belém Batista Pereira e Antônio Carlos de Andrade Monteiro.
Presidente da Adpep no biênio 1992/1994, a Dra. Florisbela Cantal destacou os avanços da Entidade de Classe, e relembrou a trajetória da instituição. “Esse resgate da história, dessa associação dos defensores públicos, através da homenagem aos ex-presidentes, é muito gratificante, isso realmente nos leva ao passado, que foi o começo da história, de lutas, lutas que sempre foram encabeçadas por essa associação”, disse a defensora, que também foi homenageada por ter sido ex-corregedora Geral da Defensoria Pública, nos biênios 2010/2012 e 2012/2014. “Eu estou muito honrada, muito feliz, pela dupla homenagem que recebia da associação. É um momento muito bonito, de homenagens justas aos ex-presidentes que fizeram suas histórias. É uma grande homenagem que vou carregar como uma das mais bonitas que já recebi”, concluiu.
Um dos ex-presidentes mais lembrados do evento foi o Dr. José Roberto Martins. Ele estava à frente da ADPEP no ano em que foi dada a estabilidade a 119 Defensores Públicos do Pará, mais precisamente em 1994. “Me sinto muito feliz por saber que aquele sonho se tornou realidade. Eu presidi a comissão que criou a ADPEP e presidi também a Assembléia que criou a Associação, e a gente jamais poderia imaginar que ela iria se tornar tão forte como é hoje. Nós conseguimos, através de uma Mandado de Segurança, de certa forma pressionar o Governo do Estado, que na época era o Carlos Santos, para que os defensores fossem efetivados, por conta de um dispositivo constitucional que nos dava direto de ser efetivado. E participar desse momento é relembrar essa luta, é relembrar o fortalecimento da associação, e saber de alguma forma que a gente pôde contribuir para esse momento que estamos vivendo hoje”, destacou o defensor.
Um dos momentos de destaque da festa foi quando o ex-governador do Pará, Carlos Santos, recebeu das mãos do Dr. Eloy o Colar do Mérito. Carlos Santos agradeceu a homenagem e destacou que foi prestativo e decisivo na sua escolha, quando efetivou os defensores paraenses, em 1994. “Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por esta oportunidade. Só pela vontade DEle é que estamos reunidos nessa noite. Fico feliz de poder relembrar aquela época, quando o Dr. José Roberto Martins foi até o Palácio do Despacho, junto ao chefe do Gabinete Civil, requerer a efetividade de 119 defensores públicos. Eu não poderia de deixar, em novembro de 94, de dar esta tranqüilidade e efetivá-los. Eu quero aqui deixar o meu muito obrigado e parabéns a ADPEP, a presidente Marialva, por essa noite maravilhosa, e estou muito feliz em fazer parte dessa festa e ser homenageado”.
E para que a noite ficasse ainda mais alegre, foram sorteados vários brindes aos associados. O primeiro ganhador foi o Dr. Carlos Eduardo, que ganhou uma mochila personalizada da ADPEP. “O que é muito bacana de estar aqui, é poder rever colegas que há bastante tempo não víamos, e aí testar a sorte, também é interessante. A confraternização também é uma forma de você estar com colegas de perto e de longe. E você ser agraciado com presentes, de utilidade, que a gente usa no dia a dia, no meu caso, acaba deixando a gente muito feliz. Fiquei mais feliz ainda, porque recebi uma mochila que vai ser muito útil pra mim”, disse o Dr. Carlos.
Os aniversariantes do mês de dezembro também foram lembrados durante a programação. Com as palmas, os convidados cantaram parabéns às Defensoras Alana da Silva e Liane Benchimol, que estiveram representando os demais colegas que também fazem aniversário no último mês do ano. “É um momento muito bom, onde nós podemos nos confraternizar. É bom chegar ao final do ano e relembrar todos os momentos bons, até os momentos de dificuldades que passamos todos juntos, mas conseguimos superar, e isso é muito importante e saudável”, disse a Dra. Alana.
Participando pela primeira vez do evento, o mais recente associado da ADPEP, o Dr. Juracy de Sousa, conta que a iniciativa é positiva, especialmente para o fortalecimento da Entidade. “Eu hoje estou muito contente de estar participando pela primeira vez, embora outras vezes eu já tivesse sido convidado, porém como não era associado, tinha um certo receio de comparecer. Hoje eu observo que é muito importante essa união dos colegas e isso traduz um momento, principalmente nessa época, de confraternização que é muito positiva para todos os associados e defensores de uma forma geral”.
“A integração dos associados é um dos pilares do trabalho associativo. Isto, inclusive, se reflete nas grandes vitórias judiciais e extrajudiciais que marcaram o ano de 2014. Começaremos 2015 com uma entidade de classe ainda mais fortalecida pela união de seus membros associados e pelo sempre combativo Conselho Diretor”, destaca o vice-presidente da ADPEP, Sergio Lima.
Confira a lista completa dos aniversariantes do mês de dezembro:
Maria da Conceição Pinto Holanda – 01
Romina Ariane Rodrigues Azevedo – 02
Luciana Albuquerque Lima – 09
Norma Maria dos Santos Borges – 10
Alana da Silva Fernandes Molitor – 10
Roberta Oliveira Moreira – 11
Rogerio Siqueira dos Santos – 12
Raimundo Augusto Rios Brito – 14
Marcos Leandro Ventura de Andrade – 17
Anna Izabel e Silva Santos – 18
Joziani Bogaz Collinetti – 20
Maria Lucia Nogueira de Barros – 20
Milene Moraes Moreira – 21
Alessandra Oliveira Damasceno Guedes – 21
Bernardo Brito de Moraes – 21
Luciana Tarcila Vieira Guedes – 23
Maura Cristina Maia Vieira – 23
Liane Benchimol de Matos – 23
Jane Telvia dos Santos Amorim – 24
Célia Symone Filocreão Gonçalves – 25
Andrea Barreto Ricarte de Oliveira Farias – 27
Annalu Marinho Ferreira – 31