Defensor Público propõe cotas exclusivas para alunos de escolas públicas no vestibular da UEPA

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:2 mins read
You are currently viewing Defensor Público propõe cotas exclusivas para alunos de escolas públicas no vestibular da UEPA

CCNTO Dr. Rodrigo Cerqueira foi um dos defensores que estiveram reunidos na manhã de ontem, (10), com o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Antônio Simões Quaresma e representantes do Processo Seletivo da instituição, para garantir que outro edital do Vestibular 2016 da universidade permita o acesso às vagas a estudantes reconhecidamente carentes.

Coordenador do Núcleo Cível Residual e Fazenda Pública, Rodrigo informou que os critérios de ingresso por cotas ocasionaram muita polêmica em Belém com a divulgação do listão da Uepa em 12 de janeiro deste ano, especialmente no caso da filha dos proprietários de um colégio particular.
A defensoria recomendou à UEPA a alteração do artigo 1º da resolução nº 2719/2014 – Consun, publicada no dia 2 de julho do ano passado, no Diário Oficial do Estado. “Eles foram bastante receptivos, e ficaram de encaminhar a nossa recomendação para o Conselho Universitário e, após isso, comunicar a defensoria pública qual a decisão da universidade, dizendo se eles vão ou não fazer mudanças no sistema de cotas”, explicou o defensor, que também é um dos associados da ADPEP (Associação dos Defensores Públicos do Pará).
O encontro ainda contou com a presença dos defensores públicos Rodrigo Ayan e Daniel Lobo. Das 1.049 vagas ocupadas através do sistema de cotas, 905 foram para estudantes de escolas públicas, e apenas 144 fora, preenchidas por alunos de rede privada bolsista integral.