A nova diretoria da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) será empossada nesta terça-feira, 31 de março, a partir das 19h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília-DF. O defensor público do estado do Maranhão, Joaquim Neto foi eleito Presidente e vai comandar a Entidade pelos próximos dois anos, Biênio 2015-2017. O Centos e Convenções Brasil 21 fica no Setor Hoteleiro SUl, Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Sala Vera Cruz 2.
O novo Presidente afirmou que vai ampliar o canal de comunicação com o Executivo. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso principal objetivo é dialogar com o executivo sobre a inclusão da Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal e temos que articular isto de uma maneira democrática e eficaz. A Defensoria é uma Instituição ímpar e fundamental no Estado Democrático de Direito. Hoje, temos uma grande conquista que é a efetivação da EC 80/2014, no entanto, temos que buscar mecanismos para cumprir com a normativa constitucional de termos um defensor público em cada comarca no prazo de oito anos”, afirmou.
Nessa nova gestão, a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), Marialva Santos, assume o cargo de 1ª secretária, e o vice-presidente da ADPEP, Sérgio Lima, como Diretor de Eventos. “Integrar e poder novamente contribuir junto à Anadep representa reconhecimento de um trabalho que estamos desenvolvendo na Associação local e que podemos fortalecer ainda mais a busca de nossas conquistas para a carreira dos Defensores e da própria Defensoria”, destacou a Marialva.
Marialva Santos se demonstra entusiasmada com a nova diretoria, e ainda detalha algumas metas a serem alcançadas no próximo biênio. “A Adpep estará representada também pelo Defensor Sergio Lima, que é atualmente o vice-presidente e um defensor muito atuante e importante no cenário nacional e local. Portanto, nossa gestão vem mantendo o compromisso de campanha da participação e representativa nacional. Vamos continuar lutando pela ampliação de orçamento, para que os Estados, em especial, para o Pará, tenha mais defensores, isso é uma das bandeiras que pretendemos defender sempre, com instalação da Ouvidoria em nosso estado, visto que já há previsão legal em nossa Lei complementar e até hoje não foi implementada. A Interiorização da atuação da Anadep também foi um dos compromissos assumidos pela nova Diretoria”.
Joaquim Neto é presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão. No estado, é titular do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA). Em 2014, foi o vencendor no Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública com o Projeto “Fortalecendo os Vínculos Familiares”. É o atual diretor 2º Tesoureiro da ANADEP e foi também Membro da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude (ABMP).