Defensora associada da ADPEP participa da Conferência Internacional no Hangar

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read
You are currently viewing Defensora associada da ADPEP participa da Conferência  Internacional no Hangar

Fiuza 4Um dos principais eventos do calendário da advocacia, a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos reuniu importantes pensadores e lideranças da sociedade civil em Belém do Pará, entre os dias 27 e 29 de abril. Sob o tema “Efetivação dos Direitos da Igualdade” serão apresentados oito painéis, 12 fóruns e diversas audiências públicas, além de três conferências magnas.

Durante a abertura, o evento reuniu representantes da sociedade civil para tratar da efetivação dos direitos de igualdade. Mais de 5.000 pessoas participaram da cerimônia. Uma das convidadas foi a Defensora Pública Felícia Fiuza, que participou do Painel 3 sobre “Acessibilidade”. “A conferencia foi um sucesso. Todos os temas estavam relevantes e muita gente se interessou em participar. Foi muito profícuo. Muito importante, porque não só as pessoas com deficiência estavam lá, interessadas em melhorar os seus direitos, terem os seus direitos executados, mas também tinham pessoas que não eram deficientes, que tinham esse olhar em favor da causa”, destacou a defensora associada da ADPEP.

Fiuza 1

Essa foi a primeira vez que Felícia foi convidada por um evento da OAB, e como reconhecimento pelo trabalho prestado, a defensora recebeu uma lembrança que a deixou muito satisfeita. “Foi a primeira vez que eu participei de um evento da Ordem. No final, recebi um diploma do Conselho Federal da OAB. Me sentir muito honrada”.
Fiuza 3Nesta terça-feira, 28, a defensora paraense foi entrevistada por um veículo impresso, para falar um pouco sobre o trabalho da defensoria em prol da população LGBT. “Foi lançada uma revista, aqui em Belém, chamada “Verbo Livre”, que é voltada mais para o público LGBT. E eu tive a oportunidade de ser entrevistada. Só que ainda não está à venda”, relata.
A abertura do evento foi ministrada pelo presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, da OAB do Pará, Jarbas Vasconcelos, e da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Wadih Namous. O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, farão os pronunciamentos de abertura, seguida pela conferência magna “Memória e Verdade”, de Paulo Vanucchi, membro da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Na cerimônia de encerramento serão proferidas as conferências magnas “A Efetivação dos Direitos da Igualdade”, com o jurista Celso Antonio Bandeira de Mello e Ideli Salvatti, ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além da entrega do Prêmio OAB de Direitos Humanos.