Defensor associado da ADPEP participa de intercâmbio no Paraguai

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read
You are currently viewing Defensor associado da ADPEP participa de intercâmbio no Paraguai

DSC_0048Teve início nesta segunda-feira (25), na cidade de Assunção – Paraguai, o Programa de Intercâmbio, realizado pela Associação Interamericana de Defensorias Públicas, e o Ministério de la Defensa Pública de Paraguai. Representando o Brasil, o Defensor Público do Estado do Pará, Johny Fernandes Giffoni, participa do evento, juntamente com defensores de 08 países, sendo eles: Chile, Venezuela, Nicarágua, Argentina, Honduras, Uruguai, Colômbia e Perú.

Neste primeiro dia os Defensores Públicos conheceram a sede da Defensoria Pública na cidade de Assunção, e realizaram visitas as defensorias Públicas da região metropolitana, Departamento Central de Paraguai, nas cidades de Fernando de La Mora, San Lorenço e Capiatã.
Nestas cidades os Defensores Públicos Interamericanos trocaram experiências com os Defensores Paraguaios, nas áreas referentes ao Direito Civil, Criminal, Criança e Adolescência (Área Protetiva e Infracional) e Trabalhista.
DSC_0012A abertura do programa contou com a presença dos representantes da Associação de Defensores Públicos do Paraguai e com a Defensora Geral do Ministério de la Defensa Pública de Paraguai. Abg. Noyme Yore.
Para Giffoni “participar do referido programa é uma oportunidade de conhecer a realidade da ‘Defensoria Pública’ em outros países do continente Americano, entender um pouco das dificuldades de cada um, o que possibilita pensar e refletir sobre nossa atuação, buscando sempre aprimorar nossa atuação interna”, destacou o defensor, que também é associado da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP).
O programa de Intercâmbio seguirá até o dia 31 de maio, e ao final os Defensores Públicos participantes deverão encaminhar para AIDEF, relatório sobre as impressões e atividades desenvolvidas.
Sobre o programa: O programa terá como objetivo fortalecer o modelo da Defensoria Pública por meio da troca de experiências e conhecimentos. A ideia é contribuir para o desenvolvimento de assistência jurídica de serviço público para as pessoas em situação de vulnerabilidade e fortalecer os laços entre as Defensorias da região e contribuir para a integração da categoria. Poderão participar profissionais das áreas de Direito Civil, da Infância e Juventude, do Trabalho e Criminal. Entre as principais atividades que serão oferecidas estão: visitas à Tribunais e demais órgãos do sistema de Justiça. Ao final do programa os organizadores divulgarão os resultados do estágio por meio de relatórios elaborados pelos participantes. A ideia é também discutir o Plano Estratégico 2014/2016 da Associação Interamericana.