O Defensor Público associado da ADPEP, Cássio Bittar, que atua em Ananindeua, foi um dos premiados da V Edição do prêmio “Conciliar é legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto “Conciliação sem fronteiras”, da Defensoria do Pará, venceu na categoria Advocacia e propõe um sistema de conciliação on line, envolvendo várias comarcas, com o objetivo de reduzir não somente a judicialização, mas o tempo de espera do cidadão que busca resolver conflitos.
O Conselho Nacional de Justiça divulgou a lista dos vencedores da iniciativa, que foi lançada em 2010 e segue alinhada à Resolução CNJ 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário.
O julgamento das práticas avaliam critérios como eficiência, restauração das relações sociais, criatividade, replicabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. Ao todo são sete passos para a execução do projeto. A ideia do defensor paraense foi criada em 2012, ano em que conquistou o prêmio Innovare em sua 9ª Edição.
Os vencedores da premiação do CNJ receberão placas e haverá entrega de menções honrosas como premiação. A data da cerimônia de premiação ainda será divulgada em breve.
Fonte: Defensoria Pública do Pará