O presidente da Anadep, Joaquim Neto, representou nesta quarta-feira,17, as associações de defensores públicos estaduais e do Distrito Federal na VI Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege).
A cerimônia foi iniciada com homenagem aos defensores públicos e instituições que apoiaram o programa Defensoria sem Fronteiras no Complexo do Curado, em Pernambuco. O encontro aconteceu no centro de convenções do hotel Planalto Bitar.
O tema de abertura da reunião foi o apoio ao fortalecimento e valorização das Defensorias pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria da Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça.
A diretora de Segurança Pública da OEA, Paulina Duarte, apresentou o programa que pretende apoiar as Defensorias Públicas de todo o país, através do PMAE, que existe desde 2012 e que apenas quatro Estados tiveram financiamento aprovado. Paulina reconheceu as dificuldades e acessar os recursos, mas assegurou que a OEA vai fazer um trabalho forte de apoio.
Joaquim Neto agradeceu a oportunidade de participar do encontro e disse acreditar no diálogo e na parceria que começa a se formar entre o Condege e a Anadep. Destacou o convite feito para que a Anadep figurasse no acordo com o BNDS. “Foi de uma sensibilidade enorme convidar a Anadep para participar desse acordo – atravessamos momentos de dificuldades políticas e econômica e não podemos de forma alguma, por falta de uma força tarefa, mecanismo ou empenho para construção de projetos nos estados, deixar de ter acesso a essas receitas que são fundamentais para concretização dos nossos avanços”, concluiu o presidente da Anadep.
Fonte: ANADEP