De 4 a 7 de novembro, a ANADEP, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Paraná, promoverá o XII Congresso Nacional de Defensores Públicos. Sob o tema“Defensoria como Metagarantia: transformando promessas constitucionais em efetividade”, o evento será realizado na Faculdade de Direito da Universidade Positivo do Paraná, em Curitiba. A ideia é reunir defensores públicos, juristas, estudantes e representantes da sociedade civil neste que é o maior evento da Defensoria Pública nacional. O Congresso deve ainda oportunizar o debate dos principais temas relacionados à Instituição e o papel do defensor público na sociedade. Na programação estão previstas palestras e painéis com defensores públicos e especialistas renomados.
O Congresso será em uma cidade com forte sotaque e diversidade cultural: Curitiba, a capital do estado do Paraná, na região Sul do Brasil. Além de suas belezas naturais, traz várias opções para os visitantes que estão em busca de admirar esta bela cidade.
A Capital possui uma linha de ônibus de turismo com dois andares que percorre os principais pontos da cidade, como a Rua das Flores que é palco de artistas, músicos, pintores, palhaços e até “homens estátua”.
Em Curitiba, você também pode conhecer o 1º prédio giratório do mundo. Localizado no bairro Ecoville, o Suíte Vollard tem 11 apartamentos e todos os andares são de forma circular. Suas unidades giram 360 graus. Com um simples comando de voz é possível acompanhar a movimentação do sol, do nascente ao poente, ou simplesmente mudar a paisagem externa dos ambientes do apartamento. Todos os andares giram de forma independente entre si, incluindo a plataforma de giro, o teto e as paredes. A percepção visual de movimento é visível aos ocupantes do apartamento bem como as pessoas que observam a residência no exterior dela.
Se no percorrer dos passeios bater aquela sede e fome, é normal pedir uma bera para se refrescar. Mas calma, não é nenhum drink novo, é o nome que eles usam para pedir uma cerveja. E, se um vendedor de cachorro-quente te perguntar se você quer com duas vinas, não se assuste! Lá esse nome é dado para as salsichas! Um lugar bacana para saborear essas delícias é no Mercado Municipal. Além da variedade de alimentos, você se surpreenderá com as enormes placas penduradas no teto com trechos de escritores paranaenses, como Paulo Lemninski e Hele Kolody.
Na cidade, você pode conhecer um dos 20 museus mais bonitos do mundo! O museu Oscar Nirmeyer (MON), situado no Centro Cívico de Curitiba, próximo ao Bosque do Papa, atrai turistas pelo planejamento e design inovador. Logo na entrada, é visto um chamativo prédio de 30 metros em formato de olho!
A Capital conta com mais de 30 parques e bosques. Não é à toa que o Paraná já venceu o prêmio de cidade mais sustentável do mundo.
Se você quiser investigar um pouco da origem de Curitiba, vale a pena visitar um de seus mais famosos parques: o Bosque do Papa. O lugar tem esse nome porque, em 1980, recebeu a visita do Papa João Paulo II. É lá que também fica o Museu de Imigração Polonesa, onde há uma reconstituição do local onde viviam os imigrantes poloneses.
Outra atração é a Casa dos Troncos, transformada posteriormente na Capela de Nossa Senhora de Czestochowa. Por fim, o bosque também oferece trilha ecológica, ciclovia, palco, uma loja de artesanato e uma casa de chá. O Memorial da Imigração Polonesa, em Curitiba, está instalado nas clareiras do Bosque.
Tem também o famoso cartão postal de Curitiba: o Jardim Botânico. Este chama a atenção devido à beleza dos gramados e à arquitetura em estufa, marcada por três abóbadas e inspirada em um palácio de cristal londrino do século XIX. Dentro do espaço fica o Museu Botânico de Curitiba que possui um herbário de 310 mil espécies. No Jardim há um bosque de araucárias, um lago, quadras esportivas e um velódromo. Com 458 metros quadrados, a estufa de ferro e vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, abriga em seu interior, exemplares vegetais característicos das regiões tropicais. Emoldura a estufa um imenso jardim em estilo francês com seus canteiros geométricos. Também fazem parte da paisagem chafarizes e a escultura intitulada “Amor Materno” do artista João Zaco.
A mais nova atração dentro do Jardim Botânico, é o Jardim das Sensações inaugurado em 2008, tem por objetivo despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato. O local possui 200 metros de extensão de trilha com corrimão onde plantas identificadas, inclusive em braile, possibilitam que o visitante em seu percurso tenha contato com as texturas, formas e aromas destas plantas. O percurso poderá ser feito com os olhos vendados com vendas descartáveis fornecidas na entrada do próprio local.
Clique aqui e confira o vídeo sobre Curitiba. Conheça a beleza desta cidade.
Para saber mais sobre a cidade clique aqui.
Inscreva-se no XII Congresso dos Defensores Públicos e leve na bagagem o turismo de Curitiba! Para mais informações acesse o site: http://congressoanadep.com
Fonte: ANADEP