Seminário Nacional sobre Mediação foi realizado em Belém nesta sexta-feira

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:4 mins read
You are currently viewing Seminário Nacional sobre Mediação foi realizado em Belém nesta sexta-feira

Foto

Foi realizado nesta sexta-feira, em Belém, o seminário “Mediação: Um Novo Olhar sobre o Conflito”. O evento, organizado pelo Ministério da Justiça, Escola Nacional de Mediação e ANADEP, ocorreu no auditório da Defensoria Pública do Pará, e contou com a participação de vários defensores, servidores e estagiários da Defensoria Pública.

Na abertura do seminário estiveram presentes o Defensor Público Geral do Pará, Luís Carlos Portela, do vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará, Sergio Lima e do diretor da ENADEP, Gabriel Furtado. À frente da programação, estavam as defensoras públicas, Paula Ribeiro e Cristiane Chaves.
O objetivo do evento foi sensibilizar os Defensores Públicos do Estado para que se inscrevam no Curso de Fundamentos da Mediação para a Defensoria Pública. A ideia é mostrar ao público alvo sobre as particularidades do curso e também sobre os benefícios das aulas para a formação acadêmica do participante.
Segundo a defensora pública, Paula Ribeiro, a receptividade do público foi boa, além de que muitos que tinham dúvidas a respeito do assunto, puderam esclarecê-las com o seminário. “A receptividade em Belém foi bem calorosa. Muitos interagiram o tempo todo com o curso. Isso é muito bom porque o nosso objetivo em ter vindo aqui não foi para dar aula, mas sim para sensibilizar e despertar a importância da mediação dentro da Defensoria. E o mais legal é que a gente acaba tendo uma troca de experiências muito boa”.
O Diretor da ENADEP, Gabriel Furtado, explica que o foco geral é o melhoramento da eficiência no âmbito da mediação, sendo o curso, no primeiro momento, online. “O projeto nasceu com a necessidade de fomentar a temática da mediação em todas as defensorias públicas aqui do Brasil. Nessa perspectiva, bolamos cinco seminários regionais, um em cada região. Esses seminários acontecem paralelamente a um curso de ensino a distância que estamos fazendo em parceria com a ENAM e com a Universidade de Brasília. É um curso para quatro mil vagas, já estamos com mais de cinco mil inscritos, mas ano que vem estamos com o objetivo de fazer novos trabalhos como estes”, destacou o defensor.
Foram abordados vários assuntos durante o seminário, entre eles, a mediação de conflitos e a comunicação não violenta. “Na verdade, tentamos repassar ao público uma nova forma de se comunicar, principalmente com a postura colaborativa, com um novo olhar para o conflito, onde eu transformo ele, através de algumas ferramentas, numa comunicação positiva”, explicou Cristiane.
A Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP) apoiou o evento, sendo representada pelo seu vice-presidente, Sergio Lima. De acordo com ele, a iniciativa foi fundamental para o desenvolvimento e melhoramento da prática de mediação. “A mediação é uma das formas de autocomposição fundamental para a atuação do defensor, já que a solução extrajudicial de litígios é atuação prioritária no nosso trabalho, conforme afirmado pela lei complementar 80. No entanto, é necessário conhecer e aplicar a boa técnica da mediação, já que acabamos lindando muitas vezes com questões extremamente íntimas das partes envolvidas, o que foge da atividade jurisdicional padrão”, comentou.
Belém foi a segunda cidade a receber o seminário, que será realizado em outras quatro regiões do Brasil. No próximo dia 14 será a vez do Centro-Oeste, na cidade de Mato Grosso do Sul. A região Sul sediará a programação na cidade de Santa Catarina, no dia 28 de agosto. E finalizando a turnê, a cidade de Belo Horizonte recebe defensores da Região Sudeste, sendo que a data ainda será definida pela coordenação.