De 4 a 7 de novembro, a ANADEP, em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Paraná, promoverá o XII Congresso Nacional de Defensores Públicos. Sob o tema“Defensoria como Metagarantia: transformando promessas constitucionais em efetividade”, o Congresso será realizado na Faculdade de Direito da Universidade Positivo do Paraná, em Curitiba. A ideia é que o CONADEP oportunize o debate dos principais temas relacionados à Instituição e ao papel do defensor público na sociedade.
Uma das palestras mais esperadas do evento contará com especialistas renomados que discutirão o tema: “Política criminal do super-encarceramento: é possível falar em abolicionismo penal no Brasil?”. O painel será formado pelo defensor público do Paraná André Giamberardino (PR); pelo professor universitário, pesquisador, escritor e advogado brasileiro Juarez Cirino (professor); pelo delegado Orlando Zaccone (Rio de Janeiro); pelo professor e especialista em criminologia Salo de Carvalho.
Em entrevista exclusiva à ANADEP, o painelista Salo de Carvalho adianta um pouco sobre sua fala no CONADEP. Segundo ele, a ideia é problematizar a situação prisional brasileira e tentar apontar algumas alternativas, sobretudo aquelas que estão no horizonte institucional da Defensoria.
Clique aqui e leia na íntegra.
Fonte: ANADEP