A Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP) realizou Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta sexta-feira, 11, para eleger a nova Diretoria da instituição. A reunião foi presidida pelo defensor público Edgar Alamar, tendo como secretário o Dr. Cássio Bitar.
Após fazer a abertura da AGE, o Dr. Edgar Alamar anunciou a única chapa inscrita para assumir o biênio 2016/2018 da entidade. Segundo o defensor, como apenas uma chapa se inscreveu, a eleição seria por aclamação. “De acordo com o art. 14° da resolução Nº 01/2016, do dia 13 de janeiro deste ano, a eleição que decide a nova diretoria será por aclamação”, disse o defensor, que logo então pediu a todos os presentes externarem suas vontades por meio de uma salva de palmas.
Em seguida foi empossada a chapa única intitulada “Independência e Valorização”, que tem como presidente o defensor Fábio Namekata.
O defensor Fábio Namekata também discursou, afirmando que entidade vai tomar à frente e promover todo o esforço necessário para entender as demandas que surgirão e que com a união de todos os colegas os objetivos serão alcançados. “Estamos assumindo o encargo de estar à frente da associação dos defensores públicos do estado do Pará. Quero dizer que mesmo diante de um cenário político desfavorável a qualquer mudança, a nossa gestão será pautada pela luta dos direitos de prerrogativas dos associados. E vamos manter firme o diálogo com o poder executivo, legislativo e judiciário, bem como com a sociedade civil”, disse.
Outro ponto destacado por Fábio será o estreitamento com a Associação Nacional dos Defensores e com a Defensoria Pública do Estado do Pará, no sentido de unir a classe e continuar lutando em prol dos benefícios para a categoria.
“Quando um defensor público chega em um lugar e se apresenta sendo parte de uma instituição forte ele passa assim a ser valorizado. Por isso, iremos continuar mantendo contato com a ANADEP, até porque eu digo sempre que boa parte dos nossos pleitos não estão restritos ao estado do Pará. Boa parte dos projetos de lei da nossa instituição, estão tramitando no Congresso Nacional, e é lá que devemos estar ainda mais fortalecidos. Além disso, faço uma solicitação à administração da Defensoria Pública do Nosso Estado para que haja um estreitamento na nossa relação, pois valorizando a nossa classe, estaremos valorizando o nossa sociedade”, ressautou.
A ADPEP foi presidida de 2012 a 2014 pela defensora pública Marialva Santos. Marialva aproveitou a oportunidade para fazer uma avaliação de seus dois mandatos (dois anos cada) onde destacou principais desafios a serem traçados para o crescimento e fortalecimento, tanto da ADPEP. “Obtivemos muitos avanços e conquistas tanto para os membros da carreira, quanto para o fortalecimento e crescimento da Defensoria Pública, enquanto instituição prestadora de serviços à sociedade”, destacou.
A ex-presidente também agradeceu a todos os associados e parabenizou a nova diretoria. “Gostaria de neste ato relatar que o sentimento que hoje nos move é de dever cumprido, e que realizamos tudo e muito mais do que tinhamos como proposta no início do mandato. Parabenizo a nova diretoria e que esta tenha uma administração profíocua, e acredito que cada um dos de seus integrantes irão contribuir para o crescimento da nossa entidade”, concluiu.
A Sessão Solene de posse da nova diretoria, que ficará à frente do biênio 2016/2018, será realizada no dia 8 de abril, às 19, no auditório da FIEPA.
Veja como ficou a composição da nova diretoria
Diretor Presidente: Fábio Pires Namekata
Diretor Vice-Presidente: Sergio Sales Pereira Lima
Diretora Secretária: Luana Rochelly Miranda Lima Osashi
1° Diretor Tesoureiro: Fabiano José Diniz Lopes Júnior
2° Diretor Tesoureiro: Anderson da Silva Pereira
Diretora Legislativa: Vladimir Koenig
Diretor Institucional: José Anijar Fragoso Rei
Diretor Jurídico: Johny Fernandes Giffoni
Diretora Social: Vanessa Santos Azevedo Araújo
Diretora de Assistência Social: Carmem Elizabeth
Diretora dos Aposentados: Arleth Rose da Costa Guimarães
Conselho Superior
1° Membro: Alira Cristina de Menezes Pereira
2° Membro: Domingos Lopes Pereira
3° Membro: Marcos Leandro Ventura de Andrade
Conselho Fiscal
1° Membro: Carlos Alberto Macedo Monteiro
2° Membro: Tânia do Socorro Bandeira de Souza
3° Membro: Manuel Figueiredo Neto