Coordenada pelo Defensor Público associado da ADPEP, Renato Mendes, a Regional de Tucuruí, da Defensoria do Estado, promoveu audiência pública para mediar assinatura de um Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o Banco do Brasil e a Associação Carajás de Defesa dos Deficientes, no dia primeiro de abril. A ação ocorreu após as denúncias de irregularidades quanto ao atendimento prioritário e a ausência de acessibilidade aos usuários na agência do banco no município.
De acordo com o defensor público Renato Mendes Teixeira, que coordenou a mediação, “o objetivo do encontro também foi de democratizar, conferir transparência e assegurar a participação popular acerca desse tema, bem como proceder aos encaminhamentos necessários e conclusões, para que exista acessibilidade na referida agência”.
Ficou estabelecido que até o dia 15 de abril de 2016 o Banco do Brasil informará uma data, referente à instalação de um caixa de autoatendimento adaptado e as reformas na agência, a possibilitar o atendimento no pavimento térreo.
No mês de fevereiro, a Defensoria já havia visitado a agência e constatou a ausência de acessibilidade ao piso superior do prédio, local em que ficam os caixas. Além desse problema, foi verificada também a ausência de autoatendimento adaptado.
Fonte: Defensoria Pública do Pará