Belém sediará no próximo dia 16, o 2º Fórum de Defensorias Públicas e Direitos LGBTI. Com o tema “Mulher, Lésbica, Cidadã”, o evento será promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e Identidade de Gênero da Associação Nacional dos Defensores Públicos, em parceria com a Defensoria Pública do Pará e a Associação dos Defensores Públicos do Pará. A programação terá início às 8h30, no auditório do prédio-sede da Defensoria do Estado.
Atualmente, a Comissão tem como coordenador o Defensor Público paraense Sergio Lima, que também exerce o cargo de Vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará. De acordo com Sergio Lima, o 2º Fórum pretende ouvir exatamente o que o movimento LGBTI espera e exige da atuação da Defensoria Pública, em especial em relação ao segmento lésbico. “É preciso conhecer e entender a profundidade desse tipo de demanda, que muitas vezes surge de forma individual, mas quase sempre envolve toda a coletividade”, destaca.
Ainda segundo o Defensor Público paraense, a nível nacional, o Pará está avançando no que diz respeito fomento de políticas públicas aos grupos LGBTI, devido às várias instituições que abraçam a causa. “Diversas instituições, como a Defensoria Pública, possuem pautas específicas para garantir esses direitos. A maior dificuldade para sua consolidação é, como sempre foi, o preconceito que historicamente acompanha os grupos LGBTI. Mas não se trata necessariamente de retrocessos, pois a resistência é inerente à luta de qualquer grupo vulnerável, como as mulheres e a população negra”, esclarece.
O evento será dividido em painéis. O primeiro painel do Fórum traz o tema: “Sáude da Mulher e Políticas Públicas”. Em seguida, será realizada a “Roda aberta ao público: construção de propostas de atuação das Defensorias Públicas brasileiras em defesa dos direitos LGBTI”.
No período da tarde, acontecerá o segundo painel, com a temática: “Relações Familiares sob o aspecto Civil e Criminal”. O encontro será encerrado com o debate sobre a atuação das Defensorias Públicas em defesa dos direitos LGBTI, em outra “Roda aberta ao público”.
A Defensoria Pública vem atuando fortemente para garantir os direitos do LGBTI. A instituição criou núcleos especializados e grupos de trabalho voltados especificamente para o tema.
O evento do próximo dia 16 é aberto ao público. Os interessados em participar poderão inscrever-se gratuitamente aqui.
Confira a programação completa aqui.