Na tarde da última sexta-feira, 23, foi realizada a primeira reunião ordinária da nova gestão da ADPEP, biênio 2018/2020. Estiveram presentes os membros da Diretoria Executiva, Mônica Belém (Diretora Presidente) Marcus Vinicius (Diretor Vice-Presidente), Luciana Bringel (Diretora Secretária), Suzy Souza (Diretora Jurídica), Eliana Vasconcelos (Diretora Institucional) Felícia Fiúza (Diretora Social) e Alira Menezes (Membro do Conselho Superior). Vários itens foram discutidos em prol do fortalecimento da entidade.
Ao iniciar a reunião, a presidente da entidade, Mônica Belém, agradeceu a presença dos membros e disse que conta com o apoio e que deseja que todos ajudem uns aos outros. Em seguida os funcionários ligados à Associação foram apresentados à nova diretoria. Após esse momento, tratou-se dos processos de associados protocolados na casa, assim como projetos e eventos futuros. Entre esses projetos está o de revitalização da área térrea da sede da associação, já contratados pela gestão anterior.
Outro tópico abordado é referente à presença mensal de um representante da ADPEP à Brasília para as reuniões da ANADEP. A Dra. Alira Menezes, membro do Conselho Superior, propôs que essa frequência seja bimestral, bem como quando houver a necessidade de comparecer às convocações extraordinárias. Todos concordaram.
A Diretora-Presidente Mônica Belém comunicou a necessidade de manter as articulações políticas com os parlamentares do Pará, sejam deputados estaduais, federais ou senadores na busca de aprovação de projetos de interesse da categoria. Vale destacar que a ADPEP tem feito o acompanhamento dos projetos de lei de interesse da categoria, principalmente junto a ALEPA, pois há dois PL de interesse da carreira: o PL 168/2016, que dispõe sobre a contratação de advogados dativos, e o PL 212/2017, que trata da criação do Fundo Estadual para a Defensoria Pública. Sobre esse assunto, sugeriu-se uma visita da presidente, do vice e da diretora legislativa na ALEPA, o que foi aceito por unanimidade.
O lançamento da Campanha Nacional da ANADEP deste ano também esteve em pauta. A programação será realizada em Belém no dia 04 de maio, cujo tema central está voltado para a erradicação do sub-registro. Nesta quarta-feira, 28, estarão em Belém para tratar do referido evento a assessora de comunicação da ANADEP Karyne Graziane e a Diretora de Comunicação da ANADEP Rivana Ricarte. A reunião ocorrerá na sede da ADPEP com os representantes da Associação e da Defensoria Pública do Pará, representantes do Balcão de Direitos, assessores de comunicação da Adpep e Defensoria Pública.
Discutiu-se ainda a situação dos funcionários da ADPEP. Serão realizadas algumas medidas de revisão de salários, benefícios, uniformes e aquisição de equipamentos necessários ao melhor desempenho das atividades administrativas. Todos os presentes concordaram.
Por fim, o vice-presidente Marcus Vinicius expôs a necessidade de um planejamento estratégico a ser feito com o auxilio de um profissional específico, para traçar diagnósticos e estratégias. O que foi aprovado por unanimidade.