Vice-Presidente da ADPEP, Anna Izabel Santos, participa de lançamento de cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher

  • Post author:
  • Post category:Destaque
  • Reading time:3 mins read
You are currently viewing Vice-Presidente da ADPEP, Anna Izabel Santos, participa de lançamento de cartilha de enfrentamento à violência contra a mulher

A Vice-Presidente da ADPEP, Anna Izabel Santos, participou à convite da Sub-Defensora Geral do Estado, Mônica Belém, do lançamento nesta sexta-feira (7) da cartilha “Proteção à Mulher: ações para o enfrentamento à violência doméstica”, do Ministério Público do Pará (MPPA) e a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

No primeiro semestre de 2020, 37 mulheres foram assassinadas, um aumento de 118% no número de feminicídios em relação ao registrado no mesmo período em 2019 no estado.

O lançamento foi transmitido pelas plataformas virtuais do MPPA e da Alepa, e foi conduzido pelo promotor de justiça Franklin Lobato Prado com apoio das deputadas Nilse Pinheiro, Marinor Brito, Elcione Barbalho, cantora Gretchen, madrinha da campanha, que já foi vítima de violência doméstica, com a participação de diversos movimentos sociais e fala da Defensora Pública representante da Comissão Temática dos Direitos da Mulher, Daiane Santos.

Na oportunidade, uma faixa lembrando a morte em acidente de trânsito da artista paraense Cleide Moraes fora aberta, para que nunca seja esquecida a sua perda de forma brutal.

O evento, que também contou com a participação da Diretora Metropolitana Luciana Bringel e Coordenadora do Nugen, Larissa Beltrão, foi realizado em alusão aos 14 anos da Lei Maria da Penha e constituído em uma parceria entre o Núcleo Mulher, a Promotoria de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público do Estado do Pará e a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

A cartilha é explicativa para orientar as mulheres sobre alguns dos principais problemas enfrentados durante a Pandemia da Covid-19, com o aumento do número de agressões. A cartilha ficará disponível para download nas plataformas online da Alepa e do Ministério Público.

Para a Professora Nilse Pinheiro, deputada estadual e procuradora especial da mulher, a cartilha é mais um instrumento que a Procuradoria da Mulher da Alepa utiliza como meio de informar sobre os principais problemas enfrentados pelas mulheres.

A Vice-Presidente da Adpep Anna Izabel Santos destaca a importância da fala da Defensora Pública Daiane Santos para que a rede de proteção trabalhe em conjunto contra qualquer forma de violência contra mulher e para tanto é necessária a interiorização do Nugen, já que o Núcleo trabalha tanto com as vítimas de violência doméstica, quanto com o agressor, através de grupos reflexivos, cuja prática exaltada precisa ser expandida a todo Estado do Pará.