Presidente da ADPEP participa de consulta pública sobre cotas dentro da Defensoria Pública do PA

You are currently viewing Presidente da ADPEP participa de consulta pública sobre cotas dentro da Defensoria Pública do PA

Na manhã da última sexta-feira, 23 de março, o Presidente da ADPEP, Marcus Vinicius Franco, participou da consulta pública sobre cotas dentro da Defensoria Pública do Pará. A sociedade civil foi consultada quanto aos percentuais de cotas para negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência na instituição, limitados ao teto máximo percentual que ordinariamente se estabelece sobre o total de vagas. Além disso, na consulta também foi discutido o sistema de ações afirmativas étnicorraciais para negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas nos concursos públicos de provas, título de ingresso para defensor e processos para estagiários.

“Com essa consulta pública, demos passos firmes no sentido de construir uma nova Defensoria Pública, mais inclusiva, justa, democrática e representativa da sociedade”, destacou o Presidente da ADPEP,  que é membro da comissão de proposta de estabelecimento de cotas.

Zélia Amador de Deus, professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA), representando o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), foi uma das representantes das entidades inscritas. A professora ressaltou que as políticas de ações afirmativas são o caminho traçado para a construção de uma instituição diversa.

A consulta também teve participação da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), representada pela Professora Carla Caroline de Oliveira Silva, Defensora Pública do Estado de Sergipe, que compõe a Comissão de Igualdade Étnico Racial, que debate as cotas no âmbito das defensorias públicas.

Participaram da mesa oficial o Defensor Público Geral, João Paulo Lédo; a Ouvidora Geral Externa da Defensoria, Norma Miranda; o Diretor da Escola Superior, Rodrigo Ayan; e os Defensores Públicas e membros da comissão de proposta de estabelecimento de cotas, Andreia Barreto, Bruno Braga, Beatriz Reis e Marcus Vinicius Franco.

Ao todo, foram 34 entidades mobilizadas. Do total, 22 confirmaram participação e 10 compareceram ao evento.

A transmissão do evento aconteceu via Zoom e pelo canal oficial da Defensoria no YouTube.