Nesta sexta-feira, 14, foram eleitos por aclamação os membros da chapa Inovar+Adpep, única chapa inscrita para concorrer à administração da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep), biênio 2014/2016.
A nova diretoria tem como presidente, Marialva Santos, que é reconduzida mas a diretoria passa a ter novos membros assim como o Conselho Fiscal, mantendo Elizabeth Addário e Ana Rosa Parente na administração. Segundo a presidente reeleita, a substituição dos integrantes foi uma forma de oportunizar o trabalho de outros colegas a frente da instituição.
Na reunião, a Comissão Eleitoral, presidida por Roberto Martins e ainda contou com
Lorena Dahas e Luciana Anjos, encaminhou o processo eleitoral. Ao perguntar se alguém era contra a eleição da chapa, não houve questionamentos. Todos os presentes levantaram os braços declarando-se à favor da eleição, e defensores ausentes enviaram email, mensagens via celular, rede social, manifestando apoio à aclamação da chapa. Fato histórico, segundo comentários dos presentes.
A sessão encerrou-se com a assinatura de ata e termo de posse dos membros da nova diretoria, conselho superior e fiscal da Adpep. Roberto Martins, que estava substituindo Fábio Namekata, agradeceu aos presentes e o ato de mais de 70% dos associados terem comparecido, uma vez que a presença não era obrigatória. “Acredito que se instala uma nova era, de mudança e de consciência democrática na Defensoria Pública”, finalizou Martins.
Para a presidente reeleita, Marialva Santos, a recondução ao cargo juntamente com a presença maciça dos associados e com o interesse demonstrado em comparecer no ato solene, significa satisfação e aprovação do trabalho desenvolvido no biênio anterior. “Tudo é fruto de muito trabalho e também de sacrifícios e renúncias. Agradeço a confiança depositada, ela presença de todos e aos colegas que integraram a gestão dos dois últimos anos. Sem o trabalho e dedicação dos diretores e conselheiros não teríamos avançado tanto”, declarou Marialva.
Mais de 50 defensores públicos compareceram à sede da associação para acompanhar a eleição. Após a aclamação, o defensor aposentado, Israel Albuquerque, disse que ficou contente com a reeleição. “Marialva é digna de confiança, trabalhadora e me deixou mais contente ainda com a indicação do meu nome para compor a Comissão de Defensores Públicos Aposentados da associação e isso prova a confiança mútua que existe entre nós”, declarou.
Funcionários também comemoraram o resultado. Há oito anos como colaboradora da instituição, Patrícia Pereira disse que sente orgulho da administradora da casa. “Ela é uma profissional que tem dedicação e passa isso pra gente. Ela nos ensina muitas coisas e mostra onde podemos melhorar. Ela é um exemplo de mulher e de profissional”, descreveu referindo-se à presidente reeleita.
Ana Rosa, fez parte do Conselho Superior no biênio passado e continua no cargo. Para ela, ter Marialva Santos a frente novamente é dar continuidade aos avanços da categoria. “No biênio anterior, ela lutou pelas prerrogativas dos defensores, pela aprovação da Lei da defensoria e cumpriu as propostas e dessa vez, acredito que não será diferente”.
O associado Marcos Vinícius afirmou que a reeleição foi um reconhecimento de um trabalho que deve ser continuado. “Tudo que é bom deve ser dado continuidade, e isso é um exemplo. Algumas coisas devem ser continuadas, outras podem ser melhoradas e outras devem ser mudadas. Esse é o primeiro passo para melhorar o que temos e mudar para cada vez melhor”, enfatizou o defensor.
Defensores do interior do estado também estiveram presentes na eleição. Juliana Oliveira, atuante em Redenção, foi nomeada delegada da Adpep na região do Araguaia, e acredita que a interiorização realizada na primeira gestão de Marialva Santos foi muito importante e espera que este tipo de trabalho continue. “Hoje, cada regional tem um diálogo com a associação e consegue defender o defensor, acredito que isto foi o ponto chave e espero que a ação tenha continuidade”.
Ex vice-presidente da Adpep, Diogo Eluan, acredita que o trabalho de Marialva e da diretoria foi coroado. “Quando se tem uma eleição que é uma aclamação, é uma unanimidade, ou seja, aquele trabalho foi reconhecido e valorado pelos membros da carreira e foi dada a confiança para que se mantenha a metodologia de lutar pelo defensor, de lutar pela carreira, pelas prerrogativas, e eu tenho certeza que a Marialva, junto com o Sérgio Lima e os demais diretores vão realizar um belíssimo trabalho e vão desenvolver com brilhantismo a defesa e a proteção dos defensores públicos”, expressou Diogo, de forma contundente, abraçando Marialva Santos.
O novo segundo diretor tesoureiro da associação, Manuel Figueiredo, espera que assim como a gestão anterior, esta seja de sucesso.
Confira os
nomes dos novos diretores da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará.
Diretoria:
Marialva de Sena Santos Diretora Presidente
Sérgio Sales Pereira Lima Diretor Vice-Presidente
Maria Cândida Costa Feitosa Diretora Secretária
Anthero Eloy Ferreira de Almeida Lins 1º Tesoureiro
Manuel Figueiredo Neto 2º Tesoureiro
Adriana Melo Barros Diretora Legislativa
Oduvaldo Sérgio de Souza Seabra Diretora Institucional
Rodrigo Cerqueira de Miranda Diretor Jurídico
Daniela Martins Machado Diretora Social
Lea Cristina Baptista de Siqueira de V. Serra Diretora de Assistência Social
Israel Albuquerque Batista Diretoria de Aposentados
Conselho Fiscal: Carmem Elizabeth Addário, Carlos Monteiro e Joseane Godoy
Conselho Superior: Ana Rosa Parente, Alira Menezes Pereira e Gisele Brasil