Nesta sexta-feira, 21, foi inaugurado o novo prédio de funcionamento da Defensoria Pública em Abaetetuba (regional do Tocantins), que atenderá outros municípios do nordeste paraense, como Barcarena, Moju, Acará, Igarapé-Miri, Baião, Limoeiro do Ajuru e Cametá.
A nova sede, localizada na rua Lauro Sodré, de esquina com a travessa 15 de Agosto, no bairro do Centro, possui gabinetes para cada um dos seis defensores que atendem a região, equipe técnica e estagiários, além de áreas para a secretaria, setor de triagem, serviço, copa, depósito, banheiros com acessibilidade e para o Núcleo de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (NAECA). O prédio ainda oferece estrutura para reunir com a população, para palestras e cursos.
A expectativa é de que o número de atendimentos seja ampliado, devido ao aumento do espaço físico. Segundo o coordenador da instituição em Abaetetuba, Caio Fávero Ferreira, a demanda já é grande mas o novo prédio proporcionará um atendimento mais humanizado aos assistidos.
Rodrigo Cerqueira, diretor jurídico da Associação dos Defensores Públicos do Pará, esteve presente representando a entidade de classe. Para ele, a inauguração da nova sede é a inauguração de uma casa de cidadania, “pois o acesso a justiça é ter acesso à cidadania”, afirmou o defensor. “Esta é uma de várias sedes que o Pará precisa. A Defensoria tem que voltar o seu olhar para o interior mesmo, pois a instituição não se resume à capital”, declarou. Na ocasião, o diretor ainda requereu à prefeita do município a maior participação do município através de parcerias que fortaleçam a atuação dos defensores públicos na região.
Além dos defensores da regional e do representante da associação, estiveram presentes estagiários, servidores e o defensor público geral, Luis Carlos Portela.
Com informações da DPPA