Regional do Tocantins ganha nova sede da Defensoria Pública

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:2 mins read

Nesta sexta-feira, 21, foi inaugurado o novo prédio de funcionamento da Defensoria Pública em Abaetetuba (regional do Tocantins), que atenderá outros municípios do nordeste paraense, como Barcarena, Moju, Acará, Igarapé-Miri, Baião, Limoeiro do Ajuru e Cametá.

A nova sede, localizada na rua Lauro Sodré, de esquina com a travessa 15 de Agosto, no bairro do Centro, possui gabinetes para cada um dos seis defensores que atendem a região, equipe técnica e estagiários, além de áreas para a secretaria, setor de triagem, serviço, copa, depósito, banheiros com acessibilidade e para o Núcleo de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente (NAECA). O prédio ainda oferece estrutura para reunir com a população, para palestras e cursos.
A expectativa é de que o número de atendimentos seja ampliado, devido ao aumento do espaço físico. Segundo o coordenador da instituição em Abaetetuba, Caio Fávero Ferreira, a demanda já é grande mas o novo prédio proporcionará um atendimento mais humanizado aos assistidos.
Rodrigo Cerqueira, diretor jurídico da Associação dos Defensores Públicos do Pará, esteve presente representando a entidade de classe. Para ele, a inauguração da nova sede é a inauguração de uma casa de cidadania, “pois o acesso a justiça é ter acesso à cidadania”, afirmou o defensor. “Esta é uma de várias sedes que o Pará precisa. A Defensoria tem que voltar o seu olhar para o interior mesmo, pois a instituição não se resume à capital”, declarou. Na ocasião, o diretor ainda requereu à prefeita do município a maior participação do município através de parcerias que fortaleçam a atuação dos defensores públicos na região.

Diretor da Adpep com defensores públicos atuantes na Regional do Tocantins
Diretor da Adpep com defensores públicos atuantes na Regional do Tocantins

Além dos defensores da regional e do representante da associação, estiveram presentes estagiários, servidores  e o defensor público geral, Luis Carlos Portela.

Com informações da DPPA