Diretores da ADPEP se reúnem com familiares do jornalista Luiz Maklouf para tratar sobre prêmio de Jornalismo

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read
You are currently viewing Diretores da ADPEP se reúnem com familiares do jornalista Luiz Maklouf para tratar sobre prêmio de Jornalismo

 

Na tarde desta terça feira (9) Diretores da ADPEP se reuniram com familiares do jornalista Luiz Maklouf para tratar sobre a realização da primeira edição do prêmio de Jornalismo da Associação. A reunião ocorreu pelo aplicativo zoom, com a presença do Presidente da ADPEP Marcus Vinicius Franco, da Vice-Presidente Anna Izabel, do Diretor Social Carlos Eduardo Barros, juntamente com Luiza Marçal Maklouf Carvalho e Elza dos Santos Marçal, respectivamente filha e viúva do jornalista que será homenageado pelo prêmio, Luiz Maklouf, falecido em 16.05.2020, aos 67 anos de idade.

Marcus Vinicius Franco agradeceu a disponibilidade dos familiares e destacou que será uma grande honra para a ADPEP ter o Jornalista Luiz Maklouf como homenageado em seu primeiro prêmio de jornalismo.

Para Anna Izabel, o primeiro prêmio de jornalismo da ADPEP é uma forma de reconhecer o trabalho importante e corajoso do jornalista Luiz Maklouf Carvalho, nascido na cidade de Belém e falecido na cidade de São Paulo. Por fim, ela destacou que não medirá esforços para que a cerimônia de entrega dos prêmios do Concurso de Jornalismo seja realizada no Teatro da Paz, na capital paraense.

Carlos Eduardo destacou que um dos objetivos do prêmio de jornalismo é destacar temas que exaltam os direitos humanos, razão pela qual propõe que a primeira versão tenha como título “Direitos humanos na Amazônia através do olhar da Defensoria Pública”.

O Diretor Social também ressaltou que a escolha do nome de Luiz Maklouf se deu em virtude dele ter se formado em jornalismo pela UFPa e ter escrito sobre diversos defensores de direitos humanos, iniciando sua obra literária com um livro sobre o Deputado estadual Paulo Fonteles, assassinado em 11 de junho de 1987 ao chegar em casa, livro cujo título é “Contido à bala”. Por fim, Carlos Eduardo mencionou que a ideia é realizar a premiação no dia 09.12.2021, próximo ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado em 10.12.2021, unindo a temática do concurso a essa importante data e à prática das Defensoras e Defensores Públicos. A premiação ocorrerá em uma noite de grande festa em homenagem ao Jornalista Luiz Maklouf Carvalho.

Elza dos Santos Marçal, viúva do jornalista, que atualmente reside em Florianópolis com a filha Luiza Marçal Maklouf Carvalho e os filhos Felipe Marçal Maklouf Carvalho e André Marçal Maklouf Carvalho, manifestou sua satisfação pela homenagem proposta pela ADPEP frisando que não devemos esquecer jamais os fatos do passado. “A história está aí para nos ensinar, para não repetirmos erros já cometidos”, disse.

Por sua vez, a filha Luiza agradeceu a lembrança, a homenagem, e se pôs à disposição para colaborar no que for preciso, mencionando que possui milhares de documentos produzidos pelo pai e que pretende em breve digitalizá-los colocá-los na “nuvem” para tornar possível sua consulta pública.

O primeiro prêmio de jornalismo da ADPEP está previsto para ocorrer no dia 09.12.2021, quinta-feira, e terá como temática os direitos humanos, recebendo a denominação de “Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf”. A intenção da Diretoria da ADPEP é que a noite de premiação ocorra no Teatro da Paz.