O defensor público Johny Giffoni, atuante em Paragominas, participou de audiência pública, realizada no último dia 10, no município, para discutir problemas relacionados ao serviço de energia elétrica.
Moradores estiveram presentes e expuseram reclamações relacionadas ao aumento do valor nas faturas, interrupções constantes no fornecimento de energia, existência de postes de madeira, e o não fornecimento do serviço em localidades da zona rural, como na Terra Indígena do Alto Rio Guamá.
Após serem procurados por representantes da comunidade para que atuassem na defesa de direitos, em busca de educação, direito ao nome e energia elétrica, os defensores Corina Pissato, Marco Aurélio Guterres e Johny Giffoni, instauraram procedimento administrativo para apurar violações de direitos sociais na comunidade citada, em novembro de 2013. Os profissionais entraram em contato com a Celpa, através do Programa Luz Para Todos, a qual informou que as obras para a instalação do sistema elétrico nas aldeias Mangueira I, Floriano, Kataral, Tekoral, Favina, Anoirá e Canindé seriam iniciadas ainda no segundo semestre de 2014.