Foi inaugurada nesta terça-feira, 02, no município de Breves, a mais nova e moderna sede Núcleo Regional da Defensoria Pública no Pará, que irá atender uma região formada por 16 municípios e com população estimada em 250 mil habitantes. O ato de inauguração contou coma presença do Vice-Presidente da ADPEP, Sergio Lima. O Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela, foi quem inaugurou o Núcleo Regional do Marajó.
O Defensor Diogo Eluan, coordenador da Defensoria em Paragominas, vai realizar itinerância em Breves, e não poupou elogios ao novo prédio. “A sede está fantástica, funcional, está proporcionando às pessoas muita qualidade, como a refrigeração, bancos confortáveis, banheiros adaptados para necessidades especiais, e aqui no município apenas dois prédios têm essa preocupação, o da Defensoria e o do Fórum”, exemplificou.
O vice-presidente em exercício da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (ADPEP), Sérgio Lima, considerou como de alta qualidade a nova sede do Núcleo Regional do Marajó. “Sem dúvida nenhuma é memorável para a Defensoria esse novo prédio. E também como conquista dos cidadãos do Marajó”, sublinhou.
Depois de percorrer toda a unidade, o Sérgio Lima ressaltou que a qualidade física oferecida pela instituição vai repercutir no trabalho dos Defensores Públicos. “Os Defensores terão condições de trabalhar de forma mais aprofundada em seus gabinetes, terão melhores condições no trato com o assistido, muito mais privacidade para discutir melhor as demandas”, observou.
A unidade é bem ampla e possui uma capacidade maior de acomodar o público, ele calcula um incremento de 30% a mais na demanda, informando a seguir que as demandas no Marajó são variadas, tais como questões cíveis, consulta possessória e conflitos fundiários. O Núcleo Regional do Marajó vai funcionar com quatro Defensores Públicos: Márcio Vieira, Rodrigo Mendes, Ana Cláudia Cabral e Paula Farias. O quantitativo é inédito na história da região.
Fonte: Defensoria Pública do Pará
Foto: Ronaldo Silva