Na última quinta feira, 4, Defensores do Núcleo de Defesa do Consumidor (NUCON) e representantes das Centrais Elétricas do Pará (Celpa) estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 4, no prédio-sede da Defensoria do Pará, para discutirem estratégias e firmar um pré-acordo que venha agilizar o atendimento aos usuários e evitar novas ações motivadas por problemas nas cobranças e no fornecimento de energia elétrica.
Durante o encontro, Celpa e Defensoria firmaram um pré-acordo onde a prestadora de serviços se comprometeu a criar, num primeiro momento, linhas diretas de comunicação – via e-mail e telefone – com a instituição. O sistema, que deve ser implantado em uma semana, vai estabelecer a troca de informações para checar, de modo constante, a situação dos usuários e as possíveis reclamações sobre o serviço prestado.
Para o Defensor Arnoldo Péres, que faz parte da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP) e é Coordenador do NUCON, essa foi uma boa oportunidade para ajustar condutas e estreitar o relacionamento com a empresa, alvo de inúmeras reclamações. “A reunião de hoje foi boa porque a Defensoria mostra, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor e da atuação conjunta dos Defensores, que é possível buscar a solução dos conflitos de forma mais célere e sem envolver, diretamente, o poder Judiciário. Dessa maneira, o cidadão tem seus direitos assegurados mais rapidamente e, assim, nós evitamos o excesso de judicialização dos casos”, comentou.
A Defensoria Pública do Estado ajuizou, em julho deste ano, uma Ação Civil Pública contra a concessionária de energia, motivada pelo alto índice de reclamações em todo o Pará. A ação tramita na 13ª Vara Cível de Belém. Os registros crescentes colocam a empresa em primeiro lugar no ranking de reclamações na área de defesa dos direitos do consumidor.
Fonte: Ascom/DPEPA
Foto: Ronaldo Silva