A Defensora Publica de Abaetetuba, Aline Rodrigues, ministrou palestra na escola Benvinda de Araújo Pontes, sobre a temática do “Cyberbullying”, como forma de prevenir situações que envolvam o assunto.
A palestra ocorreu no auditório da escola, tendo como participantes líderes de turma e alunos convidados. O objetivo era, com esta metodologia, formar agentes multiplicadores. Para Aline Rodrigues, que faz parte da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), a avalição do bate-papo foi muito positiva. “Os alunos participaram efetivamente, demonstrando bastante interesse no assunto, interagindo, fazendo perguntas e comentários e solicitando novos encontros”, comentou.
A estudante Melina Costa, 16, participou do evento. Segundo ela, o conhecimento sobre o assunto é importante para impedir que o bullying continue fazendo vítimas na sociedade. “Eu adorei a iniciativa de tratar sobre o “Bullying”. O conteúdo da palestra foi de total importância, pois nos mostrou que o bullying é muito prejudicial e que crianças e adolescentes que são vitimas do bullying têm dificuldades de socialização entre outras coisas”, disse.
Melina ainda destacou que o respeito para com o próximo deve também permanecer no meio virtual. “A palestra também nos mostrou que existem leis que são usadas para combater e punir quem pratica o bullying, e aprofundou o conhecimento de todos que a assistiram e ensinou a todos que devemos respeitar a todos independente das diferenças que existem entre nós”, explicou.
A presidente da ADPEP, Marialva Santos, parabeniza o trabalho realizado pela defensoria de Abaetetuba e ressalta a importância de eventos desta natureza. “São eventos importantes, visto que envolve, atualmente, umas das atividades do defensor público, que é a educação em direitos, forma efetiva de trabalhar a prevenção sociedade”, destacou. Marialva Santos ainda afirmou que “irá buscar parcerias com as autoridades municipais, para ajudar a Defensora tornar esta prática em Projeto no município”.
O município de Abaetetuba fica localizado no Nordeste do estado, e hoje possui uma população com cerca de 148.000 habitantes.