Defensores Públicos realizam mutirão em São Miguel do Guamá

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read

2Nos dias 1º e 2 deste mês, foi realizado em São Miguel do Guamá, nordeste paraense, um mutirão itinerante organizado pela Defensoria Pública do município. O objetivo da programação era levar acesso a justiça de forma célebre, a população necessitada da região, além de diminuir a lista de espera, que já se estendia até o ano de 2015. Três defensores públicos realizaram os atendimentos previamente marcados, que aconteceram no Salão do Tribunal do Júri, no Fórum da cidade.

A ação tinha como meta atender 100 casos na área civil, como ações de pensão alimentícia e curatela. No entanto, foram atendidas cerca de 150 pessoas nos dois dias de evento. Para o defensor Thiago Moura, “o mutirão ajudou, antecipando os atendimentos de alguns dos assistidos que estavam agendados até o próximo ano, amenizando a grande demanda da comarca do município”.
Para o coordenador da Regional do Rio Capim, Diogo Eluan, que também integra a Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), a iniciativa foi muito bem elaborada, e atingiu as metas traçadas para os dois dias de evento. “Ao assumir a coordenação da regional do rio Capim visitamos as duas cidades onde existem Defensores atuando e constatamos que a situação de São Miguel é crítica devido a grande carga de trabalho para Defensora Titular, Dra. Adalgisa, que sozinha está atuando em cerca de cinco mil processos. Quando foi proposto o mutirão, inicialmente, seria para atuar somente nos processos em gabinete, porém a Dra. Adalgisa com grande sensibilidade preferiu que o esforço fosse centralizado no atendimento à população, objetivando diminuir a espera pelo atendimento jurídico da Defensoria”, explicou.
1
Cerca de 80% dos processos faziam parte da defensoria. Para a defensora titular de São Miguel do Guamá, Adalgisa Campos, que também esteve auxiliando a programação, o evento foi importante para diminuir a carga de processos que já estava sendo estendida para o próximo ano. “Quando o Dr, Diogo assumiu a Regional, ele nos visitou e propôs esse mutirão. Então esse evento foi muito importante, porque procuramos fazer esses atendimentos para minimizar o tempo de espera da população local”, destacou Adalgisa.
A presidente da Adpep, Marialva Santos parabeniza o trabalho realizado pelos defensores e destaca a importância de eventos como esses, para atender a população do interior do Estado. “Parabenizo a iniciativa dos colegas, em especial a do coordenador da regional, pois conseguem atender demandas reprimidas, devido a ausência de defensores públicos. Contudo, ressalto que a administração precisa realizar concurso público para preencher as vagas dos municípios que estão sem defensor, pois a população não pode ficar sem acesso à Justiça”, declarou.
O Fórum de São Miguel do Guamá fica localizado na Avenida Nazaré, nº 530.