Durante uma reunião que foi realizada na última terça-feira, 18, sede da Associação, em Brasília, a ANADEP firmou parceria com o SESI por meio do projeto ViraVida. A iniciativa, criada em 2008, apoia jovens com idades entre 16 e 21 anos, de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e que têm uma história de vida marcada por experiências relacionadas à violência (física, psicológica e sexual), gravidez precoce e dependência química. O objetivo do acordo é de aprofundar ainda mais a atuação dos defensores públicos na proteção dos direitos de adolescentes e também de discutir a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual em âmbito nacional.
ViraVida: O programa busca transformar a vida das vítimas mediante oferta de cursos que abrangem áreas como moda, imagem pessoal, turismo e hospitalidade, gastronomia, comunicação digital, administração, entre outras. O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (SESI, SENAI, SENAC, SESC, SEST, SENAT, SEBRAE e SESCOOP).
A Defensoria Pública do Distrito Federal foi a precursora na implantação do programa, que já foi adotado também por outras Defensorias Públicas no Brasil como: Ceará, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Fonte: ANADEP