Defensora Pública e vice-presidente da ABMP participa de evento em Santa Catarina

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:3 mins read
IMG-20141205-WA0004
Dra. Kassandra Campos, Defensora Pública do Estado do Pará e 2ª Vice-Presidente da ABMP, recebendo das mãos do Juiz do TJDF, Renato Scussel, o certificado por ter integrado a mesa “medidas em meio aberto”.

Encerrou nesta sexta feira, 05, o Seminário Regional Sul da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude). O evento, que teve início na última nesta terça-feira, (04), teve a abertura realizada no auditório da ESMESC, em Florianópolis/SC, e contou com a presença de representantes de entidades e associações. Entre os convidados estava a Defensora Paraense, Kassandra Campos, associada da ADPEP (Associação dos Defensores Públicos do Pará), que participou de um painel durante o evento.

O objetivo do seminário é discutir questões afetas à Justiça da Infância e Juventude e à prática forense, sob a perspectiva de integração das ações dos magistrados, promotores de justiça, defensores públicos e técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público catarinenses. “As discussões nos seminários da ABMP são sempre muito ricas por integrar juízes, promotores de justiça,  defensores públicos e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), de forma regionalizada para tratar de suas realidades nas suas atuações”, disse Kassandra.
De acordo com a Defensora, “os seminários regionais ocorrem no ano anterior à realização do Congresso Nacional da ABMP, e buscam integrar magistrados, promotores de justiça, defensores públicos, técnicos e demais atores do sistema de garantia de direitos, de forma regionalizada, para discussões e troca de experiências referentes a questões afetas à área”.
Para Kassandra, a atuação da ABMP, que tem reconhecimento nacional e internacional, em projetos, nas discussões da temática e produção científica na área, e, também, com a realização anual dos seus eventos regionais e congresso nacional, funciona como importante canal de integração e fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente.
A Defensora paraense conta como foi poder participar do painel “Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”. “Foi uma satisfação dividir com diversos atores da infância e juventude o meu olhar, enquanto Defensora Pública, e poder contribuir de alguma forma com a construção de um raciocínio, integrando discussões enriquecidas pela colaboração de todos, além de compartilhar ações práticas da Defensoria Pública do Estado do Pará, desenvolvidas com a atuação da equipe técnica do NAECA, cuja interdisciplinaridade faz toda a diferença para um maior êxito no cumprimento das mediadas em meio aberto, inclusive no ambiente da própria Defensoria, como integrante da rede conveniada para esse fim”, explicou.
O Regional Sul ABMP aconteceu juntamente com o Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário e Ministério Público. Durante o evento houve o lançamento da Frente Nacional Pró-Sistema de Garantias da Criança e do Adolescente.
A Diretoria da ADPEP parabeniza a competente Defensora Pública pelo excelente trabalho realizado, e por difundi-lo na área da infância e juventude, com foco nas atuações e defesas sob o olhar da Defensoria Pública.