Sendo agora realizada em períodos bimestrais, a Festa de Aniversariantes da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP) reuniu vários associados na sede da instituição na tarde desta sexta-feira, 27. Durante o evento ocorreu o lançamento da programação alusiva a Semana do Defensor Público/2015, (19 de maio), e a divulgação da I Corrida e Caminhada da ADPEP, que acontecerá no dia 17 de maio.
Um dos aniversariantes, o defensor público Mário Printes, esteve presente. Além de destacar a importância do evento, ele ainda completa parabenizando as mulheres. É muito bom participar do evento e ver as pessoas mais unidas, e a associação vem trabalhando isso, valorizando tanto o Defensor ativo, quanto o Defensor Aposentado, que hoje eu me enquadro nesta situação. Então parabenizo a direção da ADPEP pela iniciativa, e também a todas as mulheres, porque essa festa também é para elas. Elas não podem estar ausentes de nós. As mulheres são as pétalas da nossa vida”, declara.
A defensora Maria Rute fez aniversário no dia 10 de fevereiro, mas nem por isso deixou de comparecer a programação. Segundo ela, ainda há ausência de muitos defensores no evento, principalmente aqueles da sua época. “Gostaria de parabenizar a ADPEP por este momento, e eu acho muito bom, apesar de que não vejo muitos colegas da minha época, mais vejo colegas novos e isso é maravilhoso. Mas eu quero parabenizar a iniciativa e gostaria que tivesse uma continuidade”, destaca, “e é uma linda homenagem a nós, mulheres, que temos um papel fundamental na sociedade, e a tendência é que venhamos a ser ainda mais reconhecidas em nosso trabalho”, conclui.
O Dr. Edgar Alamar destaca que “a Associação também tem a função de promover a interação entre os associados, e quando ela promove esse encontro, é mais uma oportunidade de participar e socializar com os colegas, através de uma homenagem simples, mais digna e maravilhosa”. “O que é mais legal, é que a ADPEP realiza programações sem esquecer de datas importantes, como por exemplo o Dia da Mulher”, ressalta a defensora Regina Silva.
Durante os festejos, o vice-presidente da ADPEP, Sergio Lima, fez o lançamento da programação alusiva ao Dia do Defensor Público, comemorado em 19 de Maio. A programação será realizada no Hotel Princesa Louçã (antigo hotel Hilton), com a abertura oficial agendada para as 8h30. No decorrer do dia haverá palestras, mutirões de atendimento, homenagens e muito mais. Este ano, o evento terá como tema “A atuação dos Defensores Públicos nas ações coletivas e defesa da Amazônia”, e contará como participantes os Defensores Públicos da capital e do interior, servidores da Instituição e demais órgãos que integram o sistema de Justiça.
Segundo a Presidente da ADPEP, Marialva Santos, “foi entregue um convite e uma cópia do Projeto da Semana do Defensor Público 2015 ao Defensor Público Geral, Luiz Carlos Portela, objetivando que a instituição entre como parceira no evento”. De acordo com Marialva, foi solicitada ao DPG a liberação de todos os defensores públicos de suas atividades funcionais, para se fazerem presentes no evento. Mas ainda não houve confirmação.
Outra solicitação feita foi ao presidente da Alepa, Dep. Marcio Miranda a Sessão Especial na Assembléia, para que seja discutido a situação da Defensoria e ampliação de Orçamento, o que já foi deferido pelo Poder Legislativo. A sessão será dia 18 de maio, às 10h, no Auditório João batista”.
A I Corrida e Caminhada dos Defensores Públicos, que ocorrerá no dia 17 de maio, às 06h30, no Portal da Amazônia, também é uma das ações que fazem parte da programação da Semana em Homenagem ao dia do Defensor Púbico 2015. O evento será realizado pela ADPEP, em parceria com alguns órgãos do Estado, e tem a missão de promover uma opção de esporte e lazer, clima harmonioso, contribuindo para a saúde, interação e confraternização dos participantes.
De acordo com a presidente da ADPEP, Marialva Santos, “os preparativos para o evento já estão sendo finalizados, e a expectativa é que haja uma grande uma participação e mobilização de defensores e da própria sociedade civil. Será um ano de inovações, visto que é o 1º ano que teremos a Corrida e Caminhada, além de atividades acadêmicas, como o lançamento dos livros das Defensoras Públicas Nádia Bentes e Daiane Lima, intitulado “Temas de discrição e inclusão”.
Confira a programação completa abaixo: