O Núcleo Regional do Tocantins da Defensoria Pública do Estado, no município de Abaetetuba, lançou nesta terça-feira, 16, uma cartilha sobre a Prevenção a Crimes Digitais, voltadas para crianças e adolescentes. A cartilha vem esclarecer acerca das conseqüências do mau uso da internet.
O projeto surgiu através de atendimentos realizados no NAECA – Núcleo Especializado de Crianças e Adolescentes de Abaetetuba. A idealizadora foi a Defensora Pública Aline Rodrigues, que contou com o auxílio da pedagoga do NAECA, Odalina Emiko Aoki Alves, a assistente do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Israel França Monteiro e do coordenador do mesmo núcleo, defensor Fábio Rangel.
Entre os assuntos destacados na cartilha estão: pedofilia, falsidade ideológica, falsa identidade, redes sociais, furtos virtuais, cuidados a serem tomados, sites de relacionamentos e o papel da escola na prevenção de crimes digitais. “Queremos fazer um trabalho preventivo no sentido de conscientizar os adolescentes e os pais acerca dos perigos que eles podem correr por não saberem utilizar internet como devem”, destacou a defensora, que também é associada da ADPEP.
Ainda de acordo com a defensora paraense, “é preciso que os adolescentes tomem muito cuidado com a exposição de senhas e conteúdos publicados, pois isso evita a prática de crimes virtuais”, ela ainda ressaltou que, caso ocorram esses crimes, as vítimas, ou os seus pais, podem procurar a defensoria, para que seja realizado todo o procedimento de fiscalização, apuração, e responsabilização, e em seguida seja encaminhado para os setores competentes.