Durante o XII Congresso Nacional dos Defensores Públicos (CONADEP), que ocorreu de 04 a 07 deste mês em Curitiba, a Associação dos Defensores Públicos do Pará realizou uma confraternização entre seus associados que participam do evento. A programação se deu para festejar as premiações dos defensores no concurso de Teses e Práticas do Congresso.
O encontro foi marcado por muitos bate-papos, e alegria. Isso porque de acordo com a presidente da ADPEP, Marialva Santos, são momentos como esse que a entidade preza e que são especiais para o fortalecimento da classe. “É tradição a entidade de classe realizar um encontro desta natureza em Congressos, para unir e facilitar a boa e saudável renovação de convivência. O objetivo também era celebrar a premiação dos Defensores que venceram a Tese e Prática Exitosa, além de buscar a união e troca de ideais sobre novos conhecimentos adquiridos, visto que no dia a dia de trabalho é muito difícil reunir um número considerável dos colegas”, disse.
A integração da categoria e a busca da unidade é uma das missões definida pela atual gestão da Adpep. Defensores de vários municípios do Pará, que participaram do Congresso, se encontraram e trocaram experiências. “Os defensores gostaram muito da iniciativa da Adpep e adoraram o local. Esse congresso sem dúvidas marca a importância da Defensoria do Estado do Pará”, destacou Marialva.
Cássio Bitar também aproveitou o momento para agradecer a todos os colegas, pelo carinho recebido após a premiação. “Obrigado amigos! Hoje foi um dia feliz. Fui com o propósito de compartilhar o Conciliação sem Fronteiras com as demais defensorias do Brasil esperando vê lo, um dia, como uma ferramenta nacional a serviço dos nossos assistidos. A premiação veio como um grande e emocionante SIM. Praticas maravilhosas foram apresentadas hoje, mas as do Pará se destacaram. Parabéns Jeniffer, Rossana, Arnoldo e Jonhy. Vocês brilharam e foram grandes parceiros no certame, foi maravilhoso”, disse Cássio, que também agradeceu a presidente da ADPEP pelo apoio recebido antes, durante e após a apresentação. “Obrigado Dra. Marialva, pelo apoio e carinho de sempre. Tenho orgulho de dizer que fui seu estagiário”.
Outro defensor que também recebeu os elogios da classe foi Jonhy Giffoni, que ficou na terceira colocação no concurso de Teses do XII Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONADEP), com o trabalho “A aplicação da 100 Regras de Brasília como fundamento de interpretação para a proteção dos direitos indígenas: A Defensoria Pública e a convenção 169 da OIT”.
Encerramento no Castelo Batel
Definitivamente o XII Congresso foi um sucesso. Nos quatro dias de programação temas importantes foram debatidos. Assuntos esses que são vivenciados no dia-a-dia de vários defensores espalhados por todo o Brasil. O Pará mais uma vez mostrou que tem conteúdo de qualidade para se compartilhado com a classe. As premiações foram exemplos disso.
No sábado, dia 7, uma grande programação de encerramento foi realizada pela diretoria da ANADEP. O local escolhido foi o Castelo de Batel, que fica na região mais nobre de Curitiba. Considerado uma relíquia arquitetônica, o Castelo do Batel foi tombado pelo patrimônio histórico do Estado do Paraná, em 1974, e após todos esses anos, foi restaurado e ampliado, o local abriga agora um exuberante centro de eventos.
O evento contou com músicas, bebidas, buffet e muita diversão. “O CONADEP impressionou pela excelente qualidade dos painéis e intensa troca de ideias, tanto entre os defensores, quanto com a sociedade civil, demonstrando a grande importância da Ouvidoria Externa em nosso Estado. Além disso o Fórum de Vulnerabilidade realizado no último dia é um momento que precisa se tornar permanente em todas as defensorias”, ressaltou o vice-presidente da ADPEP, Sergio Lima.
Ainda sobre a premiação, Cássio Bitar aproveitou para agradecer a delegação paraense, e destacou a importância do evento. “Pela grandiosidade do conteúdo versado e discutido, pela bagagem que trazemos de experiências e novos conhecimentos, e principalmente porque os Defensores do Pará reafirmam o expoente de nossas atuações e fantásticas teses e Práticas Exitosas que novamente foram sucessos, além de serem premiadas. Orgulho de participar e contribuir como integrante da entidade de classe que motiva e incentiva sempre este tipo de evento jurídico cultural. Parabenizo a organização do Congresso, na pessoa da Presidente da Associação do Paraná, a Defensora Thaisa Oliveira, e do nosso Presidente da Anadep, Joaquim Neto. Aproveito para agradecer também aos Defensores Integrantes da Delegação do Pará, que participaram com o compromisso ímpar, e aos que defenderam Tese e Praticas Exitosas”, disse.