NOTA DE REPÚDIO

  • Post author:
  • Post category:Notícias
  • Reading time:2 mins read

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará – ADPEP vem manifestar publicamente seu repúdio aos diversos casos de estupro ocorridos em todo País. Com isso, aderimos à mobilização nacional deflagrada pela absurda exposição nas redes sociais do crime cometido por mais de trinta homens contra uma adolescente de dezesseis anos, na Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro.

No entanto, infelizmente não se trata de um incidente isolado, mas se expõe uma realidade brutal sistematicamente subnotificada. Justamente por isso, uma das missões constitucionais da Defensoria Pública é defender o direito das mulheres vítimas de qualquer espécie de violência. E por violência de gênero, entende-se tanto o estupro em si, quanto à exposição da imagem da vítima e os diversos comentários absurdos que tentam justificar o crime, colocando a culpa na própria vítima.

Nesse sentido, enquanto órgão de classe, manifestamo-nos totalmente contrários à infeliz cultura do estupro estimulada e enaltecida por um pensamento machista que ainda demonstra sua hegemonia em nossa sociedade. Lutamos pela igualdade, pelo respeito, pela dignidade, pelas liberdades individuais e coletivas. Logo, a neutralidade e omissão não nos cabe com relação a esta que é uma das maiores violações de direitos fundamentais. A ADPEP oferece todo seu apoio às mulheres e ao necessário e urgente empoderamento feminino.

Diretoria da ADPEP.