Na noite da última sexta-feira, 02, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará realizou sua Festa de Fim de Ano. A entidade reuniu associados, amigos e familiares no salão de eventos Usina 265, no centro de Belém. A programação contou com homenagens, sorteios, exposição de fotografias, música ao vivo, além de um buffet especial.
Com menos de um ano à frente da ADPEP, Fabio Namekata disse se sentir satisfeito com o trabalho apresentado desde o inicio de sua gestão, além disso, aproveitou para agradecer o apoio da classe nas principais demandas que surgiram nesse período. “É com muita satisfação que nós da diretoria da ADPEP agradecemos a presença de todos vocês aqui em uma festa de fim de ano, afinal, todo ano é um ano de trabalho muito árduo, onde unimos forças para lutar em prol da nossa categoria, e tem que ser compensado com uma festa como esta. Uma festa que a gente vem para interagir, para se divertir, para se confraternizar, mesmo diante de todos os nossos atos e trabalhos”.
Logo em seguida, a Defensora Pública Geral do Estado do Pará, Jennifer de Barros, também deixou sua mensagem aos associados.
Após esse primeiro momento, deu-se início as homenagens aos Defensores Públicos que se aposentaram em 2016. O primeiro a receber a Menção Honrosa foi o Defensor Público João Bosco Cardoso. João Bosco ingressou na carreira em 09 de julho de 1985, e atuou até abril deste ano. Sobre os serviços prestados à instituição, o Defensor lembrou do inicio da carreira e das dificuldades enfrentadas ao levar assistência jurídica para os municípios do interior do estado. “Realmente me sinto muito feliz por ter percorrido todo esse caminho na Defensoria Pública, desde o início onde passamos muitas dificuldades. Não tínhamos apoio de ninguém. Caminhamos e atravessamos rios, igarapés, conhecemos cidades, lindas maravilhosas e ai nos fomos trilhando com muita honra, levando e elevando o nome da nossa categoria”, destacou o Defensor.
Outra homenageada foi a Defensora Pública Selma Freitas. Nomeada Defensora Pública em maio de 1986, foi designada para atuar na Comarca de Igarapé-Açu, onde permaneceu até o ano de 1995. Após 30 anos de exercício efetivo da profissão, solicitou aposentadoria concedida em março de 2016. “Eu fico orgulhosa, porque é gratificante pra mim, ter trabalhado na instituição nesses 30 anos de serviços prestados à população do nosso estado. Para mim é uma honra e estou muito feliz pela homenagem”, contou emocionada.
Também receberam homenagens as Defensoras Públicas aposentadas Mercês de Jesus Cardoso, que atuou de 02 de julho de 1985 até abril deste ano, Nazaré Gonçalves, que atuou de novembro de 1983 até fevereiro deste ano, e Vera Marques, que iniciou na Defensoria Pública em fevereiro de 1986, permanecendo até a sua aposentadoria em março de 2016.
Em seguida, foram feitas homenagens aos Defensores Públicos Marcos Assad, Florisbela Cantal e Leônidas Bandeira, que faleceram neste ano. Familiares estiveram presentes para receber a Placa de Homenagem. Alan Cantal, filho da Dra. Florisbela, falou do privilégio em receber a homenagem e recordou um pouco a trajetória da mãe na Defensoria Pública. “Sou muito grato e estou muito feliz por receber mais uma de tantas homenagens dela. Acompanhei toda trajetória dela, desde criança, e também acompanhei quase toda a trajetória da Defensoria perto dela. Ser homenageada, In Memoriam, é uma coisa muito estranha, porque sempre acompanhava ela em todas as homenagens que recebia como premiações, estatuetas, placas, mas me sinto lisonjeado por ser filho da primeira Defensora Pública do Estado e uma das fundadoras da instituição aqui no Pará”, contou Alan, que é empresário e Bacharel em Direito.
Colar do Mérito
Durante a festa, a ADPEP fez a entrega do Colar do Mérito aos Defensores Públicos que realizaram trabalhos importantes voltados para a instituição. A Defensora Pública Anna Izabel foi a primeira a receber a honraria, pelo Projeto “Resgatando a Dignidade pela Leitura”, política implementada pela Execução Penal.
A associada Marialva de Sena Santos foi a segunda a receber o Colar do Mérito. A Defensora Pública esteve à frente da Associação dos Defensores Públicos do Pará nos biênios 2012-2014 e 2014-2016. Para ela, o sentimento é de gratidão, pois a união dos associados fez com que o trabalho realizado ao longo de quatro anos fosse essencial para sua gestão. “O sentimento é de gratidão em virtude de que a própria diretoria, os colegas associados reconheceram, através dessa homenagem, um trabalho que foi desenvolvido com muita dificuldade, mas acima de tudo com muito amor e respeito aos colegas. Portanto, só tenho a agradecer e afirmar que nada seria possível senão tivéssemos uma diretoria aguerrida, funcionários competentes e dedicados, para que pudéssemos obter muitas conquistas e vitórias, como tivemos”, disse.
Quem também recebeu a honraria mas não pôde estar presente foi o associado Luis Carlos de Aguiar Portela, por sua atuação como Defensor Público-Geral do Pará nos biênios 2012-2014 e 2014-2016.
Exposição
No mês de outubro, a ADPEP divulgou edital para o concurso de fotografias que estariam em exposição durante a festa de fim de ano. No total, nove Defensores Públicos associados participaram da mostra. Com o tema “Lugares”, a exposição teve como vencedora a fotografia do Defensor Público Carlos Eduardo. “Fiquei muito feliz em ganhar o prêmio e ter a minha fotografia escolhida pelos colegas. Muitos me procuraram para parabenizar pela homenagem ao cartão postal mais famoso de Belém”, conta o associado. A foto feita mostrava o Ver-O-Peso do ponto de vista do Rio Guamá. Como premiação, Carlos Eduardo ganhou um almoço ou jantar, com direito a acompanhante, num dos mais reconhecidos restaurantes da região, o Remanso do Bosque.
Ganhadores do Sorteio