Nesta segunda-feira, 06, a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará, representada pelo presidente Fabio Namekata, participou de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. O evento tinha como objetivo debater as reformas da Previdência e Trabalhista e foi proposto pelo deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor (CDHDC).
A programação contou com a participação de representantes de diversos sindicatos e entidades, como o economista Cláudio Puty, ex-secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que abordou as perdas que serão impostas aos trabalhadores com a aprovação da Reforma da Previdência, afetando principalmente as trabalhadoras rurais. Quem também se pronunciou foi Rodrigo Pereira de Paula, presidente da Fetraeep / Centro-Norte, e secretário de Assuntos Institucionais CONTEE, que destacou que a reforma trabalhista prevê a flexibilização de direitos consagrados, como 13º salário, pagamento salarial até o quinto dia útil e férias a partir de “acordos” entre as partes.
Ao assumir a tribuna, Fabio Namekata deu ênfase à campanha que a ANADEP está realizando juntamente com as associações estaduais. “Nós estamos, assim como vocês, na luta contra a PEC da Reforma Previdência. Também estamos tentando dialogar com o maior número possível de parlamentares sobre as conseqüências da aprovação da PEC 287/2016. É importante destacar que a possível migração em massa para a assistência social e com isso onerar ainda mais o estado, caso haja a possibilidade de não aposentadoria dos mais necessitados”, observou o presidente da ADPEP.
Mobilização
A campanha da ANADEP é voltada para as redes sociais e tem como objetivo levar à categoria e à sociedade informações relacionadas à PEC, através do mote #NãoàReformadaPrevidência.