Rádio Justiça exibiu programa especial sobre a Defensoria Pública. De forma dinâmica – com entrevistas com usuários da Defensoria, defensores públicos e representantes das Associações Estaduais – a rádio destacou a importância da Instituição para o acesso à Justiça no Brasil. Ao todo foram cinco programas com temáticas e abordagens diferentes.
Para exemplificar a atuação do defensor nas mais diversas áreas (saúde, educação, família e outros), a reportagem buscou mostrar aos ouvintes que a Defensoria existe para garantir os direitos do cidadão brasileiro. Ela é responsável pela orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.
Ao citar o panorama da Instituição nacionalmente, um dos destaques foi o número de atendimentos realizado pela Defensoria Pública nos últimos anos. Hoje são 5.843 defensores atuando em 40% das comarcas do país.
Ao final, para exemplificar as práticas exitosas praticadas pelos defensores públicos, falou-se da participação da Defensoria no Prêmio Innovare. A Rádio Justiça conversou com o defensor Carlos Eduardo Barros da Silva (PA), idealizador da “Ação soldado da borracha’, em que os defensores traçaram estratégias com o objetivo de resgatar a história de homens que foram recrutados durante o governo de Getúlio Vargas para trabalhar na produção de borracha nos seringais amazônicos durante a 2ª Guerra Mundial. A prática tem por objetivo garantir a esses homens acesso a benefícios como INSS, pensão vitalícia, entre outros.
O presidente da ANADEP, Antonio Maffezoli, participou de todo o especial. Confira abaixo:
Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Rádio Justiça