As bancas examinadoras dos concursos de teses e práticas divulgaram, nesta quarta-feira (20), a lista dos trabalhos aprovados para serem apresentados durante o XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos. Dos 86 trabalhos inscritos, 46 foram aprovados. São 19 teses e 27 práticas. O Rio de Janeiro foi o estado com a maior participação com 17 inscrições, destas, 13 vão concorrer no certame. Em segundo lugar ficou o Espírito Santo com 8. Já na terceira posição empatam Bahia, Minas Gerais e Paraná com 4 trabalhos cada um a serem avaliados durante a programação do CONADEP.
As bancas destacam que o grupo ficou extremamente feliz com o número recorde de inscrições e com a representatividade dos estados. Os critérios de avaliação seguiram criteriosamente o edital, obedecendo, ainda a análise do tempo reduzido para as apresentações orais. Entre os pontos avaliados destacam-se a possibilidade de multiplicação, a inovação e a relevância institucional, além da atinência ao tema proposto, no caso de teses. Conforme os avaliadores, os projetos revelam um alto padrão de pesquisa, ilustrando também a atuação dos defensores públicos em vários segmentos. Já as práticas são resultado de um trabalho que deve ser multiplicado por todas as Defensorias.
Ponto alto do CONADEP, os concursos são ferramentas para o intercâmbio de ideias e a troca de informações acerca da atuação dos defensores públicos em todo o país. Este ano, as teses versarão sobre o tema “Defensorar: um olhar sistêmico”. As práticas exitosas serão avaliadas sob a perspectiva do exercício concreto de uma política institucional una, sólida e eficiente, em benefício direto da população.
Clique aqui e confira as teses aprovadas.
Clique aqui e confira as práticas aprovadas.
Apresentações: O concurso de teses ocorrerá na quinta-feira (16), a partir das 8h da manhã. Já o de práticas será na sexta-feira (17), no mesmo horário. Ambos serão realizados no Salão Cascaes, do Costão do Santinho. Cada defensor público terá cerca de 8 minutos para a apresentação. Ao final, a Comissão Julgadora, em sessão fechada de 20 minutos, vai deliberar sobre as notas e anunciará os três primeiros colocados em cada categoria, que receberão a premiação.
Banca Examinadora: Para fundamentar ainda mais os debates, a ANADEP e a ADEPESC (Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina) escolheram uma gabaritada comissão julgadora para formar a banca examinadora, responsável pelo julgamento dos trabalhos.
A banca de teses é formada por:
Coordenação: Patrícia Kettermann (RS)
Membro de banca: Fernanda Mambrini (SC)
Membro de banca: João Joffily Coutinho (SC)
Membro de banca: Rivana Ricarte (AC)
Já a banca de práticas é formada por:
Coordenação: Marta Zanchi (RS)
Membro da banca: Adriana Burger (RS)
Membro da banca: Gabriela Cotrim (SC)
Membro da banca: Johnny Giffoni (PA)
Sobre o CONADEP: De 15 a 17 de novembro, a ANADEP e a Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (ADEPESC) promoverão o XIII CONADEP. Sob o tema“Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade”, o evento será realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. O Congresso, que é o maior evento da Defensoria Pública brasileira, deve oportunizar o debate dos principais temas relacionados à Instituição e o papel da defensora e do defensor público na sociedade.
Informações:
Site oficial do CONADEP: www.congressoanadep.org.br.
E-mail: anadep@attitudepromo.com.br
Telefone: (48) 3047-7600
Clique aqui e acompanhe o evento no Facebook.
Fonte: ANADEP