Com o auditório lotado, Jeniffer de Barros tomou posse do cargo de Defensora Pública Geral do Estado Pará. O evento foi realizado no auditório da Defensoria Pública na manhã desta sexta-feira, 24. Defensores Públicos, servidores e amigos marcaram presença na programação.
Na abertura da cerimônia de posse, teve a formação da mesa, presidida pelo Defensor Público Geral, Luis Carlos de Aguiar Portela, tendo como convidados o Corregedor Geral do Estado, Antônio Carlos Monteiro, o presidente da Associação dos Servidores Públicos, Luis Alexandre Gomes de Pimentel, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará, Fábio Namekata, e os conselheiros, Marco Aurélio Guterres, Léa Cristina Serra, Fernando Albuquerque de Oliveira, Francisco Robério Pinheiro e Valter Augusto Teixeira.
Luis Carlos Portela, usou da palavra para agradecer o apoio adquirido durante os quatro anos de sua gestão. Portela ainda descreveu as conquistas que marcaram o avanço da instituição durante os quatro anos como DPG. “Se tivesse que voltar o tempo, eu vos asseguro que faria tudo de novo, posto que fiz o que precisaria e o que o que precisava ser feito. Aceitei esse desafio que me foi outorgado pelos colegas como um soldado aceita ir para a guerra, encarar todas as adversidades de frente, com coragem que deve ter quem ocupa tão honroso e emblemático cargo”, disse.
O presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará também teve a palavra. Fabio Namekata destacou a união e o comprometimento com a classe, e ressaltou atuar junto com a Defensoria Pública em busca de melhorias institucionais, bem como a valorização dos defensores públicos em todo o estado.
“Não é fácil conduzir uma instituição tão grande como a Defensoria Pública, com pensamentos tão diferentes, com ideologias diversas. Sempre existe essa questão das divergências dentro da nossa instituição, mas nunca podemos esquecer que temos uma única finalidade, que é a de levar ao assistido da defensoria pública o seu direito à justiça. A Associação, assim como ela esteve parceira nos três meses de gestão do Dr. Portela, tem interesse no crescimento institucional, pois quando a nova gestão estiver com o intuito de crescimento da Defensoria Pública, a ADPEP não medirá esforços para dar todo apoio possível”, discursou.
Em seu pronunciamento, a nova Defensora Pública Geral, Jeniffer de Barros, enfatizou que sua gestão será de acordo com o que foi apregoado durante a campanha. “Internamente, me proponho usar de discernimento para promover a reintegração e interação, e me comprometo a estar aberta e sensível para dialogar sobre questões relevantes que possam ser trazidas por aqueles que estejam comprometidos com crescimento e engrandecimento da nossa Defensoria. Entendo, aceito, e me enriqueço com a diversidades de ideias, pensamentos e condutas, sobretudo quando tratados com respeito. Espero que todos possam confiar em mim. E que juntos possamos fazer direito pela Defensoria, e melhor pela população carente do estado do pará”, discursou Jeniffer.
Luis Carlos Portela ainda recebeu homenagens da Associação dos Servidores Públicos, representada por sua diretoria, que tem como presidente Luis Alexandre Gomes de Pimentel.
A solenidade de posse da nova Defensora Pública do Estado do Pará, Jeniffer de Barros, será no próximo dia 28 de junho, às 18h, no Palácio Lauro Sodré (Praça D. Pedro II, s/nº – Bairro da Cidade Velha – Belém).