Nesta quinta-feira (8) a ADPEP, através da Presidente Mônica Belém e do Vice-Presidente Marcus Vinicius Franco, se fez presente no evento comemorativo dos 192 anos da instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil, realizado pelo Tribunal de Justiça do Pará no Teatro do SESI, na Av Alm Barroso.
Ocorreram três importantes palestras: do Ministro Eros Roberto Grau, membro do Supremo Tribunal Federal entre 2004 e 2010, do Professor e Jurista Zeno Bastos Veloso e do Ministro Almirante de Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos, Presidente do Supremo Tribunal Militar (STM).
Em sua palestra, o ministro Eros Grau abordou o tema Lex ou Jus? Direito ou Justiça?. A herança digital foi o tema da palestra de Zeno Veloso. E o ministro Marcos dos Santos explanou sobre a Justiça Militar da União. O evento foi destinado aos magistrados, servidores do Poder Judiciário, profissionais que atuam no ramo do Direito e acadêmicos.
Outorga
Nesta sexta-feira (9) ocorrerá mais um evento comemorativo: a outorga de medalhas da Ordem do Mérito Judiciário a 19 homenageados, a partir das 10h, sob a coordenação do presidente da Corte de Justiça paraense, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, no Plenário Des. Oswaldo Pojucan Tavares, localizado no edifício-sede do TJPA, na Av Alm Barroso.
As medalhas homenagearão magistrados, militares, autoridades públicas e personalidades que se tornaram referência para o Poder Judiciário. Instituída pela Resolução nº 008/2005, de 1 de junho de 2005, a insígnia é outorgada por decisão unânime dos membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense em quatro graus que compõem a Ordem: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Na escolha dos homenageados, de acordo com a Resolução nº 8/2005, são considerados “os inestimáveis serviços prestados ao povo e ao Estado do Pará por aqueles que, numa labuta profissional incessante na busca do desenvolvimento neste Estado, de forma desprendida de qualquer interesse pessoal, competência técnica e postura ética, enobrecem e servem de exemplo a todos”.