“O trabalho continua de forma intensa”, explica o Defensor Público da Regional Carajás (Marabá) Luis Marcelo Macedo

You are currently viewing “O trabalho continua de forma intensa”, explica o Defensor Público da Regional Carajás (Marabá) Luis Marcelo Macedo

 

Apesar da quarentena, o ritmo de trabalho continua intenso para o Defensor Público da Regional Carajás (Marabá) Luis Marcelo Macedo de Souza. Segundo ele, como Defensor atuante na 1ª Vara Cível de Rondon do Pará, 1ª Vara Criminal de Rondon do Pará, 1º e 2º Juizado Especial Cível de Marabá, e 3ª Vara Cível de Marabá, o trabalho continua em ritmo semelhante, embora as movimentações e contatos estejam sendo feitos essencialmente online e telepresenciais.

Os processos da 1ª Vara Cível de Rondon do Pará, 1º e 2º Juizado Especial Cível de Marabá, e 3ª Vara Cível de Marabá são na sua maioria eletrônicos, no PJE, motivo pelo qual as petições, manifestações, defesas e recursos continuam sendo feitos normalmente. Ademais, apesar dos prazos estarem suspensos, os juízes e servidores continuam trabalhando e enviando processos para manifestação da Defensoria.

O Defensor explica que foi disponibilizado aos assistidos um número de telefone para contato. Por lá eles recebem o atendimento, embora apenas os casos urgentes estejam sendo feitos judicial e extrajudicialmente, pois o judiciário está recebendo apenas os casos urgentes conforme sua regulamentação.

Da mesma forma, os ofícios e contatos administrativos não sofreram interrupção. “Nesta semana, por exemplo, pedimos a realização de atendimento para uma gestante no Serviço Municipal de Saúde”, esclarece o Defensor.

“Em relação aos flagrantes criminais e réus presos, continuamos respondendo às decisões e apresentando pedidos e habeas corpus, que são feitos essencialmente por e-mails e PJE. O trabalho continua, embora de forma adaptada para essa nova realidade que estamos vivendo”, explica o Defensor.