A ADPEP realizou na noite desta segunda-feira (13) o bate-papo interdisciplinar “Desafios da Educação na Pandemia”, em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através do aplicativo Zoom. A programação foi voltada a educadoras e educadores, pais e mães e à sociedade em geral.
A programação teve a participação da Vice-Presidente da da ADPEP, Anna Izabel Santos, da professora do curso de Pedagogia da UFPA Dra. Socorro Coelho, da médica pediatra Dra. Mariene Franco, da Defensora Pública Bianca Caribé, que compõe a Comissão Temática do Direito à Infância da ANADEP, e da Defensora Pública da Infância e Juventude da Capital Kassandra Campos, que compõe a Comissão Temática da ANADEP de Direito à Infância.
As debatedoras falaram sobre o ECA, que completou 30 anos nesta segunda-feira, seus avanços e desafios enfrentados na defesa dos direitos da criança e do adolescente. A Defensora Kassandra ressaltou a importância do ECA como um marco legal e regulatório dos direitos humanos desse grupo.
A professora Socorro Coelho iniciou sua fala destacando as ações políticas de padre Bruno Sechi que contribuíram para a criação do ECA. Em seguida ela falou sobre a preocupante situação dos 53 milhões de estudantes que estão fora da sala de aula desde março por causa da pandemia e a necessidade de uma eficaz atuação do Estado para conduzir esta situação. “É momento de mais Estado, de mais recursos”, disse.
Segundo ela, os professores estão se vendo obrigados a pensar em metodologias inovadoras para atender a um novo modelo de ensino por meio das plataformas virtuais. Os pais também estão vendo como um grande desafio ter de, a partir da orientação da escola, acompanhar as crianças nas aulas virtuais. “Isso está sendo um drama dentro das residências, principalmente para as famílias cujas crianças estudam em escolas públicas, pois algumas particulares já têm experiência com esse modelo”, disse.