Durante a 75ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública, na tarde desta quinta-feira (16), a maioria dos conselheiros escolheu Norma Miranda como a nova Ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública do Pará. O Presidente da ADPEP, Marcus Vinicius Franco, e a Vice-Presidente, Anna Izabel Santos, participaram da Sessão e destacaram a importância da Ouvidoria Geral da instituição.
No dia 13 de julho, após votação por representantes de vários movimentos sociais, fora formada a lista para a eleição pelo Conselho dos candidatos(as) Norma Miranda (27 votos) e Cláudio Márcio (22 votos).
O Presidente da Comissão eleitoral, o Defensor Público Carlos Eduardo Barros da Silva, considerou que o processo eleitoral conseguiu aproximar ainda mais a Defensoria Pública dos movimentos sociais e entidades de Direitos Humanos.
Em seu pronunciamento, durante a sessão do Conselho Superio, o Presidente da ADPEP destacou a importância de um(a) Ouvidor(a) Geral estar sintonizado(a) com os anseios dos Defensores e Defensoras, da Defensoria Pública e dos(as) assistidos(as).
A Vice-Presidente, por sua vez, lembrou que é importante a nova Ouvidora Geral esteja antenada à programação da campanha nacional da ANADEP que discutirá questões étnico-raciais e o combate ao racismo estrutural.
Durante a sessão, os candidatos foram sabatinados pelos conselheiros e tiveram que demonstrar que estão conscientes do desafio que será o exercício do seu papel na instituição.
Após maioria dos votos, Norma agradeceu a oportunidade e se comprometeu como ouvidora a dialogar permanentemente com a Defensoria, a população vulnerável e toda a sociedade.
A nova Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Estado do Pará, para o biênio 2020/2022 é marajoara, graduada em Ciências Sociais, destacou ser filha de trabalhadores rurais, nasceu em uma comunidade humilde localizada na Ilha do Marajó, sendo incentivada pela Comissão de Justiça e Paz da CNBB a se candidatar pela forte atuação social. “Estou aqui para defender os direitos humanos de quem precisa da Defensoria. Não estou para defender bandeira política nem religião. E recordo que a Ouvidoria não é uma inimiga da Defensoria, é uma parceira”, disse.
O Defensor Público Geral da DPE, João Paulo Lêdo, parabenizou Norma e Cláudio, ressaltando que ambos são qualificados para o cargo. A nova Ouvidora terá a missão de fazer a interlocução da Defensoria com a população, principalmente as pessoas que residem nos 90 municípios do Pará que ainda não são atendidos pela Defensoria Pública.