Quem esteve em Salinas, nordeste paraense, durante o mês de julho, pode presenciar uma ação inédita promovida pela defensora pública associada da ADPEP, Jacqueline Bastos Loureiro, que promoveu ações de sustentabilidade e educação ambiental nas praias na ação denominada “Onda Verde no Sal”.
A iniciativa tem o objetivo de promover a educação socioambiental na cidade de Salinópolis, além de dar orientação e divulgar soluções viáveis para evitar o descarte irregular nas praias da região de resíduos sólidos que podem ser reciclados.
O projeto segue as diretrizes das leis de proteção ao meio ambiente. O evento foi voltado para as pessoas que frequentam a cidade durante o mês de julho, fornecedores de produtos e serviços, moradores, turistas e autoridades. Durante o evento, foram distribuídos materiais informativos sobre ações ambientais na região.
Para a Defensora Pública Jacqueline Loureiro, que atua em Salinas, “o projeto objetivou conscientizar e ao mesmo tempo também procurou amenizar o dano ambiental causado pelo uso de garrafas de vidro nas praias e demais resíduos sólidos recicláveis”, disse.
Fazendo parte da programação do mês de julho, também ocorreu o “1° Ciclo de Palestras Cidadania Ambiental: Defensoria por praias limpas”, na Barraca da Ecocidadania, em Salinópolis, nos dias 27 e 28 de julho, que promoveu exposição sobre biodiversidade, sustentabilidade, reciclagem e boas práticas com o meio ambiente.
Para Jacqueline Loureiro, idealizadora do projeto, “estou muito orgulhosa pois a ação desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado do Pará demonstra a plena sintonia da Instituição com as graves questões ambientais que motivaram a reunião de milhares de pessoas em Belém nos Diálogos Amazônicos”.