Diretoria da ADPEP para o biênio 2024-2026 toma posse em cerimônia no Gasômetro em Belém

  • Post author:
  • Post category:Destaque / Notícias
  • Reading time:4 mins read
You are currently viewing Diretoria da ADPEP para o biênio 2024-2026 toma posse em cerimônia no Gasômetro em Belém

Nesta quinta-feira (18) ocorreu a cerimônia de posse solene da nova Diretoria, Conselho Superior e Fiscal da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Pará (ADPEP) para o biênio 2024/2026. O evento foi realizado no Anfiteatro da Estação Gasômetro (Parque da Residência), em Belém, com a presença de Defensoras e Defensores Públicos e representantes do governo e de outras associações.

A mesa foi composta pelo Presidente da ADPEP Bruno Braga Cavalcante, a Vice-Presidente da ADPEP Bia Reis, o Defensor Público Geral João Paulo Carneiro Ledo, a Defensora Pública Geral nomeada Mônica Palheta Furtado Belém, o Corregedor Geral da Defensoria Pública do Pará Edgar Moreira Alamar, a Presidenta do Conselho Nacional de Ouvidorias Norma Miranda Barbosa, a Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Pará Flávia Rodrigues Leal e a Vice-Presidente Maria Julia, Mauricio Nunes da Silva representando o Procurador Geral do Estado Ricardo Nasser Sefer, o Secretário Geral da OAB Afonso Vaz Lobato representando o Presidente da OAB Eduardo Imbiriba e o Vereador Fernando Carneiro, que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos representando o Presidente da Câmara Municipal de Belém.

Na oportunidade, foi franqueada a palavra para manifestações ao Defensor Publico Geral Joao Paulo Ledo, a Defensora Publica Geral Nomeada Mônica Belém, a Presidenta da ANADEP Rivana Ricarte, a nova Vice-Presidenta Bia Reis e ao novo Presidente Bruno Braga.

Além da presença de diversos Defensores e Defensoras do interior e da capital, destacou-se a presença de ex-Presidentes da ADPEP como Marialva de Sena Santos, Maria de Belém Batista Pereira, Mônica Palheta Furtado Belém, Marcus Vinicius Franco, Fabio Pires Namekata, Carlos dos Santos Sousa e José Roberto da Costa Martins.

Foi registrada ainda a presença de ex-Defensores Públicos Gerais como Luis Carlos Portela, Alcides Alexandre Ferreira da Silva, Jeniffer de Barros Rodrigues e Maria Sonia Rodrigues Lobo Gluck Paul.

Em um discurso emocionado, o Presidente agradeceu a todos os membros da diretoria, colegas de trabalho, amigos e familiares. Ele também divulgou alguns procedimentos que serão tomados em breve pela Diretoria da ADPEP como reforma e modernização do Estatuto da Entidade de Classe. Também será criado um grande grupo de trabalho para tratar das perspectivas de remuneração da carreira.

Ele também anunciou a celebração do primeiro convênio da nova Diretoria com um restaurante no município de Bragança. Segundo o Presidente, é emblemático realizar esta primeira parceria em uma cidade do interior do Estado.

A Presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), Rivana Ricarte, não pôde estar presente fisicamente no evento, mas sua mensagem foi exibida virtualmente no telão aos presentes. Ela destacou que esta solenidade foi um momento de celebração da vida associativa da Defensoria Pública do Pará. Ela saudou o Presidente Bruno Braga e todos os membros da Diretoria, além de todas as Defensoras e Defensores Públicos que se doam ao trabalho associativo.

Palestra

Após a solenidade de posse ocorreu uma palestra especial no formato híbrido com a Defensora Pública do Estado do Ceará, Dra. Lara Teles Fernandes, com o tema “Prova testemunhal no processo penal: uma abordagem prática”.

Segundo o Presidente Bruno Braga, foi muito importante ter a presença de ex-Defensores da carreira, dos 18 novos Defensores Públicos empossados na solenidade do dia anterior e de ex-presidentes da ADPEP. “Esta solenidade é muito importante para marcar este novo ciclo da Associação. A nova Diretoria está aqui para representar todos os interesses da carreira, com um olhar especial para aposentados e aposentadas e para o interior do Estado”, destacou.

“Foi uma cerimonia simples e cheia de simbolismo. A presença de integrantes de diversas gestões institucionais e associativas e as mais diversas gerações e linhas de pensamento de membros e membras aumenta a responsabilidade ora assumida de bem representar a todos e todas”, finalizou.

Veja as fotos