ADPEP faz visita de cortesia no TRE-PA na qualidade de Movimento de Observação Eleitoral da Anadep para as próximas eleições

You are currently viewing ADPEP faz visita de cortesia no TRE-PA na qualidade de Movimento de Observação Eleitoral da Anadep para as próximas eleições

Na manhã de hoje, o Presidente da ADPEP, Bruno Braga, e a Defensora Pública Bianca Caribé foram recebidos por Nathalie Castro, Diretora-Geral do TRE-PA, e Ingrid Agrassar, Coordenadora de Educação e Desenvolvimento designada como ponto focal, para discutir a participação da associação no Movimento de Observação Eleitoral (MOE) nas eleições municipais desse ano.

Durante o encontro, os defensores públicos da associação se apresentaram como os credenciados do movimento pelo Pará junto à Anadep, colocando-se à disposição para as atividades preparatórias e relacionadas às eleições. Foi reforçado que, embora sejam defensores públicos, os participantes atuarão como observadores, com funções que incluem a presença em atos preparatórios e no dia das eleições nas zonas eleitorais de Belém e Ananindeua, realização de entrevistas com eleitores, apresentação aos mesários e a coleta de impressões sobre o andamento do pleito.

O estreitamento de laços institucionais, ressaltado durante a reunião, tem impacto direto na atuação associativa. A parceria permite a identificação de problemas que podem ser solucionados em conjunto, promovendo maior eficiência no processo eleitoral.

Nathalie Castro destacou a importância do MOE, afirmando que ele “representa os olhos da sociedade no processo eleitoral, e parcerias como essa aproximam o TRE da população”. Ingrid Agrassar complementou: “proporciona-se uma maior visibilidade das atividades que são realizadas pela justiça eleitoral para as eleições. Imagina-se a eleição apenas como o dia da votação, mas na realidade a preparação começa muito antes”.

Outro tema de grande relevância discutido durante a reunião foi a acessibilidade. Diversos projetos voltados à inclusão e melhoria de acesso ao processo eleitoral já estão em andamento, e a necessidade de atenção constante a esse tema foi reiterada como um dos motivadores do movimento.

A ADPEP foi convidada a participar das diversas atividades que serão realizadas até o domingo de eleição, contribuindo ativamente para o sucesso do pleito.

ELEIÇÕES 2024

Defensores Públicos de 19 estados e do Distrito Federal atuarão como observadores em 32 cidades. Do Pará, Bruno Braga, Bianca Caribé e Alessandro Oliveira participarão, após capacitação articulada pela ANADEP, nas cidades de Belém e Ananindeua. Os observadores coletarão impressões sobre o processo eleitoral, avaliando áreas como transparência, acessibilidade, participação democrática e segurança do pleito.