✅Secas, incêndios, enchentes e ondas de calor tornaram-se cada vez mais frequentes em decorrência da crise climática. E são justamente as pessoas e comunidades mais vulnerabilizadas que sofrem de forma mais intensa os impactos desses fenômenos. Por isso, em 2025, a ANADEP, em parceria com as Associações Estaduais, do Distrito Federal, as Defensorias Públicas, lançará a Campanha Nacional “JUSTIÇA CLIMÁTICA É JUSTIÇA SOCIAL: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário.”
▫️
✅O principal objetivo da campanha é destacar o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção do acesso à justiça, com foco no combate às desigualdades sociais e ambientais.
▫️
✅A campanha terá como eixos principais: o enfrentamento ao racismo ambiental, a promoção da equidade de gênero como estratégia de proteção ambiental e a garantia de direitos dos povos indígenas e tradicionais. Também haverá foco em atendimentos a catadores(as) de material reciclável e a promoção de mutirões para garantir o direito à “Tarifa Social de Água e Esgoto/TSAE ( Lei nº 14.898/2024).
▫️
✅O lançamento oficial da campanha acontecerá nos dias 12 e 13 de maio, na região metropolitana de Salvador (Bahia).
__________
#DefensoriaSim
#JusticaClimatica
#DefensoriaeAgenda2030