A ADPEP indicou a associada Anna Izabel Santos e os associados Guilherme Kochi (da comissão temática da ANADEP para Assuntos Internacionais) e Johny Giffoni para participarem do curso “Migração, Direitos Humanos e Defensoria Pública”, oferecido pelo Bloco de Defensores Públicos Oficiais do MERCOSUL (BLODEPM).
As aulas online se iniciaram nesta segunda-feira (24 de agosto) e seguem até o dia 14 de setembro. Os contemplados para o curso foram indicados pela Comissão para assuntos internacionais da ANADEP e pelas Associações Estaduais.
O Defensor Johny diz que a ADPEP e ANADEP estão de parabéns ao promoverem esses espaços de diálogo entre as Defensorias latinoamericanas. “Acredito que a perspectiva latinoamericana do Mercosul trabalhada neste curso vai me ajudar como profissional a me capacitar para quando for necessário a Defensoria ter um Defensor com conhecimento nessa temática para auxiliar em trabalhos”, avalia. “Em um artigo, escrevi sobre essa questão da migração e o papel da Defensoria. Venho falando como as Defensorias estaduais precisam atuar em temáticas que em primeiro momento achamos que seria competência da Defensoria da União. Precisamos fortalecer a Defensoria da Amazônia”, acrescenta.
Há 9 anos na Defensoria Pública do Pará, o Defensor Johny já atuou em várias áreas e já participou de vários cursos pela ANADEP e ADPEP. “Atuei de 2016 a 2018 no Núcleo de Direitos Humanos e lá tive muito contato com os povos em situação de refúgio. Atuei logo no início da situação dos indígenas migrantes da etnia Warao. Tenho me dedicado a estudar os povos tradicionais e os direitos assegurados a nível nacional e internacional”, esclarece.
As Defensoras e Defensores Públicos selecionados receberam e-mail da Defensoria Pública da Argentina (MPD Argentina) com todas as informações relacionadas às aulas. A MPD Argentina ficou responsável pela organização do curso, com o título “Jornadas Migración, derechos humanos y defensa pública”.
INSCRIÇÃO ATÉ HOJE
A ANADEP recebe até hoje (25 de agosto) inscrições no curso “Moradia Primeiro (Housin First) e a atuação defensorial estratégica”, a ser realizado via zoom. A Comissão de População em Situação de Rua da ANADEP será a organizadora da capacitação. Ao todo são 150 vagas. Os interessados podem se inscrever no site da ANADEP até o dia 25 de agosto. O curso terá 12 horas/aulas, com certificado para quem cumprir 75% da carga horária da atividade. Clique aqui e confira o edital do curso na íntegra.