Nesta sexta-feira, 25, membros da Diretoria Executiva, do Conselho Superior e Conselho Fiscal, eleitos no dia 14 de março de 2014 por aclamação na sede da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Pará (Adpep), tomarão posse em cerimônia solene no auditório Albano Franco no prédio da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém.
Marialva Santos, presidente reeleita, lembra das conquistas alcançadas na gestão anterior. “Das propostas feitas para 2012 a 2014,
realizamos 98% e realizamos outras que não estavam previstas nas propostas de campanha. Fizemos nosso Chek list e enviamos em Relatório de Gestão para todos os associados. Ficaram pendentes dois compromissos: a Sede Campestre, porque o Banco Central não autoriza a Caixa Econômica e Banpará a fazer financiamento para instituições sem fins lucrativos, conforme certidão fornecida pelas instituições financeiras; e a aquisição do carro, considerando as ponderações dos diretores, que entenderam que a relação custo benefício, seria melhor o uso de táxi, quando necessário”, explicou Marialva, completando que a participação dos defensores públicos paraenses em prol da própria categoria foi o grande ganho da administração. “Apesar desta conquista a recondução por aclamação impõe mais responsabilidade, pois significa fazer muito mais ou no mínimo manter a qualidade do trabalho que se iniciou. Os antigos membros dedicaram-se, sacrificaram-se pela categoria e hoje vemos o resultado disto. Agradeço a todos pela colaboração e avanços que obtivemos juntos”, declarou a defensora.
Dentre as ações realizadas no biênio 2012/2014 estiveram as mobilizações nas ruas, articulações políticas como forma de chamar a atenção para as causas dos defensores públicos, a Adpep serviu de interlocutor entre os parlamentares, secretários e para com o representante do executivo, o que foi determinante para estabelecer prazos para a remessa do Projeto de Lei Orgânica da Defensoria do Pará; assim como a intermediação entre servidores e deputados. A campanha de valorização da categoria obteve destaque entre os defensores, na mídia paraense e entre a população, fazendo com que as atenções se voltassem para o trabalho do defensor público. Interiorização também fez parte da gestão e continua na nova administração. O I Congresso dos Defensores Públicos, ocorrido em junho de 2013 no Hangar, também fez parte das ações e ficou marcado como um grande evento realizado por e para defensores do Pará e da região Norte.
A atuação nacional também foi forte na gestão anterior; membros da Adpep passaram a fazer parte da Associação Nacional da categoria (Anadep), passando a agir diretamente em defesa da categoria através de articulações com parlamentares na capital federal; trabalhos de defensores paraenses também tiveram destaque nacional.
Convênios com empresas de várias áreas de atuação como plano de saúde, com a Unimed realizado em abril de 2013 possibilitando um a preços diferenciados também fizeram parte da gestão 2012/2014. As conquistas alcançadas podem ser vistas no Relatório de Gestão (acesse aqui). A prestação de contas pode ser acessada por ano através do site da Adpep, na aba “Prestação de contas”.
Novos desafios
Confira as propostas para o biênio 2014/2016.