Na última quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou uma sessão especial para discutir as políticas de memória e reparação às vítimas da Ditadura Militar no Brasil, no contexto paraense. A proposta foi uma iniciativa do deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, que também presidiu a sessão. A ocasião contou com a presença da ADPEP, reafirmando o compromisso da carreira com a defesa dos direitos humanos e da memória histórica. ✊🏽
A sessão foi correalizada e organizada pela Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEIRDH), por meio do titular da pasta, Jarbas Vasconcelos.
Participaram ativamente do evento: a secretária adjunta da SEIRDH, Edilza Fontes; a chefa da Defensoria Pública da União no Pará, Michelle Leite de Souza; o Prof. Dr. Jofre Jacob, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará (UEPA); a defensora pública estadual e coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPE-PA, Julia Gracielle; a promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho; o presidente da OAB Pará, Sávio Barreto; e o integrante da Comissão Camponesa da Verdade, Junei Viana.
O evento também reuniu movimentos sociais e familiares de vítimas da repressão, reforçando a importância de políticas públicas voltadas à garantia da memória, da verdade e da justiça.
A ADPEP, como entidade representativa da carreira comprometida com a prevalência dos direitos humanos — sendo expressão e instrumento do regime democrático —, reafirma sua atuação na construção de um Pará mais justo, democrático e comprometido com a dignidade da pessoa humana.
#ADPEP #DireitosHumanos #MemóriaVerdadeJustiça #DefensoriaPública #justicasocial






